Fome, Fake e não perturbe
‘Falar que se passa fome no Brasil é uma grande mentira’, diz Bolsonaro. Mais tarde, relativizou: ‘Alguns passam fome’. Fome, em uma sociedade moderna, o tema é fundamental. Segundo a ONU, mais de 821 milhões de pessoas passaram fome em 2018.Se considerada pessoas em condição “moderada” de insegurança alimentar, o total chega a 2 bilhões ou 26,4% da população mundial. *O ministro da Educação, Abraham Weintraub, negou que as universidades federais vão cobrar mensalidades aos alunos. Boatos apontavam uma suposta convocação de representantes de instituições do país, que seriam informados sobre a cobrança. O ministério da Educação anunciou nesta quarta-feira o programa Future-se, voltado para captação de recursos para as universidades. *Embora esteja distante do foco, as eleições movimentam os partidos. Dos prováveis pré-candidatos a prefeito, independente das conversações, é provável que permaneçam como cabeça de chapa. Outra aposta é na renovação da Câmara. *Por conta de boatos (fake), a Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu, através da Divisão de Combate aos Crimes Cibernéticos, concluiu esta semana uma investigação e elucidou o caso de mais um perfil ‘fake’ que atuava na cidade de Iguatu contra grupo político do município. Por isso, é relevante o cuidado e conhecer um pouco mais sobre a influência da informação. *A lista de “Não Perturbe” para as operadoras de telecomunicações entrou em vigor nesta terça-feira (16). A medida prevê que os clientes incluídos nesse grupo não mais receberão ligações de telemarketing de empresas para a venda de serviços.
Fatos & Blogs
Pausa na reforma
Parlamentares entram em recesso, em meio às negociações no Senado e antes de mais uma votação na Câmara sobre a reforma da Previdência. O Congresso retoma os trabalhos em agosto, e no dia 6 os deputados começam a votar a proposta de mudança nas aposentadorias em segundo turno. Na 1ª votação, o texto-base foi aprovado com 379 a favor e 131 contra, e foram feitas quatro mudanças na proposta.
Liberação de contas
Governo vai autorizar nos próximos dias saques do FGTS. O presidente afirma que manterá saques do FGTS apesar de preocupação de construtoras. Recursos do fundo são usados para financiar moradias a juros baixos. O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o próprio Bolsonaro confirmaram a intenção de autorizar saques de contas ativas do fundo para tentar reaquecer a economia por meio do consumo. Alternativas em análise chegarão a até 35% do saldo em contas ativas de menor valor.
Governo fortalece o agronegócio dos queijos criando o Selo Arte
Cerca de 170 mil produtores de queijos artesanais de todo o país vão poder vendê-los a outros estados. O presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que regulamenta o Selo Arte, que numa primeira etapa será aplicado em produtos lácteos, como queijos.Com indicação de origem geográfica, o selo será primeiramente aplicado em laticínios. Em seguida, será estendido a derivados de carne (embutidos, linguiças, defumados), de pescados (defumados, linguiças) e de colmeias de abelhas (mel, própolis e cera).
IFCE de Iguatu lança edital complementar de seleção para cursos técnicos
As oportunidades são para os cursos de Zootecnia, Agroindústria e Agropecuária. As inscrições ocorrem até dia 22. A seleção ocorre por meio do histórico escolar do candidato, ou seja, não há prova. Os interessados poderão se inscrever pelo site do Q-Seleção por meio do link (qselecao.ifce.edu.br) e clicar no item “Processo Seletivo Complementar 2019.2
Águas da Transposição podem ser afetadas por poluição de rios
O Salgado e o Jaguaribe, importantes caminhos para as águas do Projeto de Integração do Velho Chico, sofrem degradação ao longo de seus cursos. A Semace contesta e garante não haver existência de elementos químicos. Em Iguatu, a maior cidade da região, a rede de tratamento de esgoto só atende 5% dos imóveis, e diariamente dejetos são jogados no leito do Rio Jaguaribe e seguem para o Orós. A poluição hídrica é considerada também um agravante para o sertão, que sofre o crônico problema da escassez de água.
Iguatu: cai taxa de mortalidade infantil no município
Conforme revela assessoria da prefeitura, a Taxa de Mortalidade Infantil em Iguatu caiu -46,80% em comparação com os dados do mesmo período do ano anterior. Com isso, o município deu um grande salto em relação aos menores índices de morte de recém-nascidos entre todas as 184 cidades do Ceará.
SIlvani Sares é bancário e radialista
0 comentários