Covid fez 113 mil servidores federais se afastarem durante a pandemia
Os impactos da pandemia de Covid-19 também foram sentidos no funcionalismo público federal. Mesmo com a adoção do trabalho remoto, de outubro de 2020 a setembro deste ano, os mais de 113 mil servidores da União se afastaram do trabalho por conta da doença causada pelo novo coronavírus – seja por adoecimento ou por contato com casos suspeitos. O “impedimento por Covid” é o segundo mais comum, representando 20,4% das interrupções das atividades laborais nesse período. O número equivale a 19,3% do total de servidores federais ativos: 585 mil. Os dados foram divulgados pelo Metrópoles com base em informações do Painel de Estatística de Pessoal (PEP), plataforma do Ministério da Economia. Ao todo, no período selecionado, foram 552 mil afastamentos. Além da Covid-19, as principais causas são doença não profissional, pós-graduação, maternidade/paternidade, capacitação/treinamento e acompanhamento de terceiros.
Fatos & Blogs
Os responsáveis pela inflação
Alta da gasolina torna inflação a maior para outubro desde 2002; índice chega a 10,67% em 12 meses. Os dados divulgados nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a elevação foi motivada pela alta nos valores dos combustíveis. Ainda de acordo com o IBGE, os principais responsáveis pela inflação em outubro foram a gasolina, a passagem aérea, o tomate, a energia elétrica e o automóvel 0 Km.
Contra o Carnaval 2022
A deputada estadual Silvana Oliveira (PL), conhecida como doutora Silvana, reforçou, nesta quinta-feira, 11, o grupo dos parlamentares que estão contra a realização do Carnaval no próximo ano. Durante a fala na sessão, Silvana acrescentou ainda que é contra o uso de dinheiro público para a festa pública de réveillon. O motivo apontado é “a emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus”.
Eventos do fim de ano
População está preocupada com os eventos de final de ano. Setores que dependem da realização de eventos pensam no lado econômico. Do outro lado, a crise sanitária e o cenário de incertezas com a pandemia preocupam a população e devem impactar na programação. As atividades presenciais serão realizadas de acordo com os decretos municipais e estaduais, seguindo todos os protocolos sanitários.
Feriado nacional
O dia 15 comemora a Proclamação da República, que ocorreu em 1889. Trata-se de um feriado nacional, por isso alguns serviços terão horário de funcionamento alterado ou ficarão fechados. Bancos e Correios não funcionarão durante o feriado. A Enel Ceará montou um esquema de atendimento para o feriado, que vai envolver a área técnica e o atendimento ao cliente.
Repente é reconhecido como patrimônio cultural do Brasil
Manifestação faz parte da identidade do Nordeste. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu nesta quinta-feira (11), por unanimidade, o repente como patrimônio cultural do Brasil. Referência para a identidade da região Nordeste, o repente foi reconhecido. A votação foi feita pelos 22 membros do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão vinculado ao Iphan. O próximo bem que será analisado pelo conselho consultivo vinculado ao Iphan é o forró.
23ª Mostra Sesc Cariri de Culturas
Evento celebra riquezas culturais e naturais da região, acontece de 07 a 14 de novembro em cinco municípios cearenses. Juazeiro do Norte, Crato, Brejo Santo e Nova Olinda. O Teatro Sesc de Iguatu também irá complementar o roteiro das ações do evento. O público deverá adquirir o ingresso mediante a entrega de dois quilos de alimentos não perecíveis. O acesso será limitado e deverá cumprir os protocolos sanitários como uso obrigatório de máscaras, distanciamento e evitar aglomerações. Os alimentos arrecadados serão destinados ao Programa Mesa Brasil do Sesc.
Silvani Soares é bancário e radialista
0 comentários