O Senado aprovou a PEC que libera R$ 41 bilhões de reais acima do teto de gastos para um pacote de medidas sociais; agora, o texto segue para votação em dois turnos na Câmara. Proposta amplia Auxílio Brasil e vale-gás, e cria ‘voucher’ para caminhoneiros e taxistas. A nova versão proposta retira a determinação de que é preciso seguir parâmetros do Executivo, sem definir novos autores. Pelo novo texto, será possível fazer os ajustes “desde que respeitadas as projeções atualizadas do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)”. Para analista, medida deve turbinar benefícios a 3 meses da eleição.
Fatos & Blogs
Governo federal bate recorde de denúncias de assédio moral e sexual, diz site. O levantamento foi feito pelo Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, que também revelou os casos que resultaram na demissão do agora ex-presidente da Caixa Pedro Guimarães. Somente no governo de Jair Bolsonaro (PL) – ou seja, desde 1º de janeiro de 2019 –, há registro, até agora, de 2,7 mil manifestações de assédio sexual ou moral. Dessas, 2,3 mil foram respondidas, 106 estão em tratamento e 250 restaram arquivadas. Apenas duas foram encaminhadas para órgão externo, de acordo com o painel.
Alerta
Apesar de um quadro menos grave, a pandemia causada pela Covid-19 ainda não terminou. Brasil tem o semestre com a menor letalidade, mas mortes aumentam em junho. Casos de Covid no Ceará aumentam mais de 8 vezes em junho enquanto estado vive 4ª onda da doença. Município também registra alta.
Gastos com a eleição
Campanha presidencial deve ter teto de R$ 88 milhões no 1º turno. Cálculo do TSE considera valores da eleição de 2018 corrigidos pela inflação.
Eleições 2022
Pré-candidatos não podem mais apresentar ou comentar programas de rádio e TV. Neste contexto, os Partidos precisam estar atentos aos prazos e regras eleitorais.
Propostas
Vários municípios do país precisam de investimentos em áreas como mobilidade, saúde, desenvolvimento urbano, educação, segurança e cultura. Para analistas, em tempo de eleição, candidatos apresentam propostas, mas não atinge o objetivo da população. Com outras prioridades, os municípios continuarão com as mesmas necessidades.
Homenagens
A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, durante sessão plenária desta quinta-feira (30/06), projeto do Poder Executivo, que trata da criação e da extinção de cargos na estrutura organizacional do Conselho Estadual de Educação (CEE). E nesta segunda-feira (04/07), a partir das 15h, realiza sessão solene para homenagear personalidades da luta pela anistia e direitos humanos. De iniciativa do deputado Carlos Felipe (PCdoB), a solenidade ocorrerá no Plenário 13 de Maio. Durante a cerimônia, serão homenageadas várias personalidades, além de presos políticos que foram anistiados e indenizados pelo Estado.
Silvani Soares é bancário e radialista
0 comentários