Política
A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 14, um projeto que prevê punir quem discriminar pessoas politicamente expostas, entre elas, deputados, senadores, ministros e seus parentes diretos. O texto foi aprovado às pressas pelos deputados. O projeto que propõe tornar crime discriminar políticos. Agora, com a aprovação do projeto pela Câmara, o texto seguirá para o Senado. Poderá ser punida a negativa, por instituição financeira, de celebração ou manutenção de contrato de abertura de conta corrente, concessão de crédito ou de outro serviço. O texto prevê pena de 2 a 4 anos e multa. O texto engloba as pessoas politicamente expostas, como políticos de todas as esferas, ministros do Poder Judiciário, nomeados para cargos comissionados, procurador-geral da República, integrantes do Tribunal de Contas da União (TCU), entre outros.
FATOS & BLOGS
Educação
O Ministério da Educação (MEC) iniciou na quinta-feira, 15, a consulta pública online sobre as mudanças do ensino médio. A consulta, que vai até o dia 6 de julho, será feita pelo Pesquisar, um chatbot de WhatsApp que irá coletar e mensurar os resultados da pesquisa. A iniciativa tem o objetivo de ouvir as contribuições do maior número possível de professores, estudantes e gestores das escolas para a melhoria desta etapa do ensino. Com relação ao Enem 2023, o prazo de inscrição terminou nesta sexta-feira 16.As provas serão aplicadas em 5 e 12 de novembro em todo o país. O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior.
Concurso do INSS
INSS divulga lista com nomes de aprovados em concurso para técnico. Novos técnicos do seguro social terão, no máximo, até 14 de julho para se apresentar na gerência-executiva escolhida na inscrição. A portaria foi publicada no “Diário Oficial da União” desta quinta-feira (15). Os novos técnicos terão, no máximo, até 30 dias para se apresentar na gerência-executiva escolhida e fazer a entrega de documentos e exames.
Febre maculosa
Especialistas alertam para evitar contato com o carrapato que causa a febre maculosa. Segundo especialista, a doença não é transmitida de pessoa para pessoa, mas por meio da picada do carrapato. Por isso, para preveni-la, o ideal é evitar estar em locais onde haja exposição a esses bichos ou adotar algumas medidas para quando estiver visitando alguma dessas regiões silvestres, de mata, fazendas, trilhas ecológicas ou de vegetação alta. Outra medida importante é evitar carrapatos nos animais de estimação.
Arraiá do Ceará
Quadrilha Junina Babaçu conquistou o hexacampeonato do Arraiá do Ceará. Aqui em Iguatu, a Quadrilha Junina “Nação Nordestina” de Juazeiro do Norte, conquistou o título de campeã do Arraiá do Povo 2023. O Certame contou com 16 participantes e levou o prêmio de R$ 12 mil.
Articulações para 2024
O deputado De Assis Diniz (PT) enaltece o programa “Minha Casa Minha Vida”. Com relação às eleições, o deputado estadual De Assis Diniz (PT) afirmou, na quarta-feira, 14, que o Partido dos Trabalhadores terá candidatura própria à Prefeitura de Fortaleza nas eleições municipais de 2024. O deputado disse em postagem nas redes sociais, sem citar os possíveis candidatos cotados ao pleito municipal. Para analista, o fato deve inspirar candidaturas em evidência também em outros municípios. Alguns seguem com visitas em comissões, relatando projetos que vão definir o que será de melhor para o município nos próximos anos.
Saúde
Secretaria de Saúde do Ceará realiza visita ao Hospital Regional de Iguatu em busca de soluções para os desafios enfrentados pela unidade. Como resultado de uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do estado, Dra. Tânia Mara e o deputado Marcos Sobreira analisam possíveis medidas, incluindo a estadualização do hospital e questões relacionadas ao Hospital Regional de Iguatu, impactado desde a falta de recursos até a necessidade de melhorias na gestão e no atendimento. Observadores comentam que com a visita nesta sexta-feira, 16 de junho, aumenta a expectativa em meio a soluções que possam garantir um atendimento de qualidade à população da região. A iniciativa reforça a importância do diálogo entre as esferas governamentais e a comunidade, demonstrando o compromisso em trabalhar em prol da saúde e do bem-estar da população.
Silvani Soares é bancário e radialista
0 comentários