Política
Com cenários distintos, na próxima eleição, algumas delas terão um ingrediente a mais: a impossibilidade dos atuais prefeitos em concorrerem à reeleição. Para o analista, deve ser usado como termômetro para medir a popularidade de políticos, principalmente para aqueles que vão encarar as urnas nas eleições de 2024.Com o cenário local sendo impactado pelo governo do estado e a gestão federal, alguns grupos políticos irão duelar pelo comando das gestões municipais.Com atuação do Senador Cid Gomes PDT estadual articula as alianças da legenda nos municípios, além de identificar os possíveis candidatos para as eleições de 2024. André Figueiredo salientou que o partido concentra no Ceará o maior número de prefeituras, e que o objetivo é não perder nenhuma delas nas eleições do próximo ano. Afirmou que Cid fica responsável pela comunicação com as prefeituras e partidos.
FATOS & BLOGS
Reforma Tributária
Principal assunto da semana, Reforma Tributária repercute junto à população. Em votação histórica, a Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta sexta-feira (7) o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária. A discussão sobre um novo sistema tributário brasileiro se arrasta há quase 30 anos no Brasil. A proposta unifica tributos, prevê imposto seletivo e cria cesta básica nacional. Para analistas, ainda que haja divergências sobre o texto, o entendimento é que a simplificação do sistema tributário é fundamental para atrair investimentos e desenvolvimento para o país, além de impulsionar o crescimento do produto interno bruto (PIB). Os impostos que serão unificados são: IPI, PIS e Cofins, que são federais; ICMS, que é estadual, e o ISS, que é municipal. Esses tributos deixariam de existir e seriam criados dois impostos sobre valor agregado, os IVAs: um seria gerenciado pela União e outro teria gestão compartilhada por estados e municípios. O texto-base da Reforma Tributária, que foi aprovado nesta quinta (6) com folga em dois turnos na Câmara dos Deputados, visa mudar a forma como os impostos são cobrados atualmente no país. Três dos 22 deputados federais cearenses votaram contra o texto da Reforma Tributária. Nos dois turnos de votação, André Fernandes (PL), Doutor Jaziel (PL) e Priscila Costa (PL) votaram contra.
Dica
A partir desta sexta-feira (7), a Receita Federal passou a apontar se os contribuintes estão devendo alguma declaração do Imposto de Renda, seja de 2023 ou de anos anteriores. O novo serviço pode ser acessado na página “Meu Imposto de Renda”. O acesso pode ser feito com a senha do sistema gov.br tá na fila de restituição ou se caiu na malha fina.
O sonho da Casa Própria
A Caixa Econômica Federal começou a aplicar, nesta sexta-feira (7), as novas regras do programa habitacional ‘Minha Casa, Minha Vida’. O crédito imobiliário passa a financiar imóveis de até R$ 350 mil. Com a atualização das condições, os compradores terão até 35 anos para quitar o empréstimo habitacional. Novas condições de juros também entram em vigor. As taxas cobradas pelo financiamento variam de acordo com a renda familiar e com a região onde está localizada a casa ou o apartamento.Alimentação
Monitorar a alimentação para crianças nas férias, com educação alimentar. Segundo o levantamento, a obesidade atinge 8,4% das crianças até 9 anos de idade no Ceará. Especialistas orientam servir alimentação saudável para as crianças.
Pré-festa da Padroeira
Neste mês de julho de 16 a 26, comunidade católica se une para participar dos eventos da festa da Padroeira Nossa Senhora Sant’Ana em Iguatu. Aumenta a expectativa com a grande festa, e a coordenação anuncia a realização da “Noite especial de Louvor”, Sant’Ana Jovem, a através da programação da Pré-festa da Padroeira para este sábado 8, a partir das 20 horas na Praça da Matriz. Evento deve reunir jovens católicos da cidade.
Silvani Soares é bancário e radialista
0 comentários