Clima natalino
O final de ano está chegando, onde as atenções estão voltadas para o período natalino. Dizem que o melhor fica sempre para o final. Com o início do mês de dezembro, além do calor, aumenta a expectativa da população com os eventos natalinos. Comércio vive a expectativa de boas vendas diante da presença de visitantes e com a melhora do poder aquisitivo do trabalhador. No entanto, a prefeitura deve proporcionar melhorias para facilitar o acesso ao centro comercial e outras áreas da cidade, em mais uma edição do “Iguatu Natal de Luz”. Na Diocese, visando boas-vindas para o novo ano, as paróquias já se preparam para as celebrações de fim de ano com a comunidade católica.
Fatos & Blogs
Orçamento
O governo federal informou nesta quinta-feira, 30, em edição extra do Diário Oficial da União, o bloqueio adicional de R$1,1 bilhão no Orçamento de 2023. Transportes, Cidades e Integração são pastas mais atingidas. Bloqueio adicional já havia sido anunciado pelo Ministério do Planejamento. Este é o quarto contingenciamento neste ano. Enquanto isso, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, 30, por 307 votos favoráveis, 27 contrários e uma abstenção, o pacote de projetos que acelera o envio de verbas a redutos eleitorais e diminui o controle sobre licitações de prefeituras. Agora, a proposta segue para sanção presidencial. As medidas alteram diversos pontos da Lei de Licitações.
Enem dos concursos
O Concurso Nacional Unificado vai ofertar 6.640 vagas, em 21 órgãos federais. Seleção deve ocorrer de forma simultânea em 180 municípios. As provas devem ocorrer de forma simultânea até março de 2024. edital do concurso com os requisitos para os cargos, conteúdo programático, formas de inscrição, critérios de seleção, data e local das provas, deve ser publicado em 20 de dezembro. A Comissão Organizadora usou como critério para a escolha das cidades a densidade populacional, o raio de influência microrregional e a facilidade de acesso. Com 6 cidades no Ceará, a região Nordeste terá 54 cidades. A realização da prova está prevista para ocorrer até março de 2024, e os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de maio.
Agora é Lei
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que candidatos com doenças graves aprovados em concursos públicos não podem ser impedidos de tomar posse. Pela decisão, desta quinta (30), os aprovados só podem ser barrados se apresentarem restrições de saúde que impeçam a realização do trabalho. A questão foi decidida a partir do recurso de uma candidata que passou em um concurso para cargo de oficial de Justiça, mas foi barrada pela junta médica responsável pela realização dos exames admissionais. Segundo o processo, a mulher foi barrada por ter câncer de mama. No laudo, os médicos escreveram que a doença gera expectativa de vida “baixa”.
Imposto DPVAT
Motoristas em alerta. Suspenso desde 2021, um projeto de lei quer trazer essa cobrança de volta em 2024. Contudo, o novo DPVAT, caso aprovado, retornará com algumas mudanças. Conforme a imprensa, a partir de 2024, o DPVAT deverá assumir um novo formato, a ser definido pelo Congresso.
Propostas na Alece
Nesta quarta-feira (29/11), começaram a tramitar na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) 14 propostas de parlamentares, sendo quatro de lei e dez de indicação. O deputado Agenor Neto (MDB) parabeniza o governador Elmano de Freitas pela realização do mutirão para reduzir a fila de cirurgias eletivas. Durante a sessão, o deputado De Assis Diniz (PT) salienta reunião do governador Elmano de Freitas com autoridades para tomar medidas preventivas contra os efeitos do El Niño. A reunião visa criar um plano com ações para ser levado ao Governo Federal. No âmbito da segurança, o deputado Cláudio Pinho (PDT) diz que a violência urbana está numa crescente onda no estado. Ele comenta que precisamos estudar o problema para combater da melhor maneira possível. Ele diz que solicitou audiência com o secretário de segurança do estado, mas não obteve resposta.
Consciência ambiental
Educação, consciência ambiental desde cedo. tanto na escola como na família. Especialistas explicam por que o aquecimento global e a poluição devem ser pautas em sala de aula. O aquecimento global deixou de ser uma projeção futura, e o que prova isso são os recordes de temperatura vivenciados por diversas cidades nos últimos tempos. O que antes era tema de ambientalistas e governantes tornou-se uma preocupação que atinge cada um de nós diariamente. Por esse motivo, diferentes setores da sociedade já se mobilizam na tentativa de amenizar os efeitos das mudanças climáticas. Na educação, o tema já está nas salas de aula de alunos cada vez menores e os professores têm se capacitado para abordar o assunto. A inteligência artificial, por exemplo, também já está servindo como ferramenta para a elaboração de estratégias de mitigação dos danos.
Silvani Soares é bancário e radialista
0 comentários