Opinião

08/06/2024

Governo taxa o agronegócio com medida provisória

MP 1227 restringe créditos tributários e aumenta custo no setor; o agronegócio considera a medida desastrosa. O governo Lula publicou nesta semana a Medida Provisória 1227 que restringe o uso de crédito tributário de PIS/COFINS para o abatimento de outros impostos e que também acaba com o ressarcimento do crédito presumido. Na prática, a MP impôs uma taxação indireta das exportações ao restringir o uso dos benefícios fiscais. O agronegócio considerou a medida desastrosa e citou o caráter inconstitucional e confiscatório. A Associação Brasileira do Agronegócio disse que as medidas violam frontalmente a imunidade das exportações. Já a Associação Brasileira de Proteína Animal e das Indústrias Exportadoras de Carnes destacam o fator inflacionário que o aumento de custo de produção trará para o custo final dos alimentos. Todas as entidades apelam para que o Congresso Nacional rejeite o texto apresentado pelo governo.

Fatos & Blogs

Enem 2024

O prazo para inscrições termina nesta sexta feira, 7. O Enem é uma das principais vias de acesso ao ensino superior no país, utilizado tanto por instituições públicas quanto privadas como critério de seleção, além de ser essencial para a participação em programas de auxílio estudantil como o ProUni, Sisu e Fies. As provas estão marcadas para ocorrer nos dias 3 e 10 de novembro.

Arroz importado

Em leilão, Conab arrematou 263,37 mil toneladas de arroz importado.Presidente da companhia disse que medida não é uma afronta aos produtores, mas sim uma forma de garantir arroz a preço acessível aos consumidores. O governo não está comprando arroz a bel-prazer e sim por necessidade”, disse o presidente da Conab, Edegar Pretto, em entrevista à imprensa. Após obter uma decisão favorável do TRF-4, o governo realizou o leilão da Conab, que teve um custo de R$ 1,316 bilhão. O arroz importado será tabelado e embalado com a logomarca do governo federal, garantindo um preço acessível aos consumidores.

Aprovação recorde

Para as famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, cursar uma graduação representa a chance de alcançar prosperidade financeira por meio da educação. Historicamente, pessoas com diploma têm acesso a empregos melhores e salários mais elevados. No Ceará, 22.531 estudantes da rede estadual ingressaram em instituições públicas e privadas de Ensino Superior em 2023 e terão a oportunidade de mudar de vida. Conforme a imprensa, este é o maior índice de aprovações nos últimos anos. Em 2022, por exemplo, o número de aprovados foi de 18.529. O recorde anterior de aprovados tinha sido 21.217 em 2019.O número reforça a qualidade da educação pública do Ceará. O resultado positivo foi comemorado pelo governador Elmano de Freitas.

 

Dia D de mobilização contra poliomielite

Neste sábado, 8, a vacinação será exclusiva para as crianças menores de 5 anos. Uma  grande oportunidade para pais e responsáveis que têm dificuldade de levar seus filhos para serem imunizados no horário de expediente normal. Especialista ressalta que a poliomielite é uma doença gravíssima que, quando não leva à morte, pode deixar sequelas, inclusive a paralisia nos membros inferiores (parar de andar). Informe-se com o Posto de Saúde do bairro e não deixe de vacinar.

Arraiá do Povo

Programação para todos os públicos deve movimentar a cidade de Iguatu com mais uma edição neste mês de junho. A Prefeitura Municipal de Iguatu, através da Secretaria de Cultura e Turismo, está preparando mais uma edição do festival de quadrilhas juninas, através do “VIII Arraiá do Povo de Iguatu”. O evento foi realizado nos dias 19, 20, 21, 22 e 23 de junho de 2024, no pátio da Estação Ferroviária. Durante o evento, diversão garantida com muita música, dança, reencontro com amigos e possibilidade de renda extra para o comércio.

Mulheres rurais

Projeto sobre apoio técnico e financeiro para mulheres rurais começa a tramitar na Alece. Do Governo do Estado, o projeto de lei complementar 08/2024 dispõe sobre a ação de apoio técnico e financeiro para mulheres rurais no âmbito do acordo de empréstimo celebrado entre o Estado e o Banco Mundial. O objetivo é fortalecer negócios apresentados por meio de edital de chamada pública, promovendo a autonomia econômica e social dessas mulheres e contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável do Estado, especialmente em áreas como acesso a mercados, resposta às adversidades climáticas, inovação tecnológica e fortalecimento da agricultura familiar.

Porto Seco

Na noite de quarta-feira, 5, ocorreu o debate realizado pela FASC em que se discutiu o ‘Porto Seco’ em Iguatu: viabilidades, logística, financiamento, futura demanda profissional e impactos socioeconômicos. Bastante proveitoso, o debate no Simpósio reuniu vários segmentos da sociedade, universitários e políticos. Na Alece, articulada pelo deputado Agenor Neto, deve reforçar o debate através de uma Audiência Pública.

 

Imagem Peregrina

Sob a proteção da Virgem de Fátima a “Imagem Peregrina” esteve em Iguatu na quinta-feira, 6, vinda de Portugal. Com fé e devoção, a programação celebra os 60 anos da Paróquia do Prado. Ruas e avenidas de Iguatu foram tomadas por centenas de devotos e fiéis, durante a carreata de acolhida da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, nesta quinta-feira. Participantes prestigiaram o momento de bênçãos reforçando a devoção que os católicos têm à mãe de Jesus.

 

Silvani Soares é bancário e radialista

MAIS Notícias
Opinião
Opinião

PEC da Segurança O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com governadores em Brasília nesta quinta-feira (31) para enfrentar um dos maiores problemas do país: a falta de segurança nas cidades brasileiras. O tema esteve presente nos debates das campanhas...

Opinião
Opinião

Concurso dos Correios Com 3,5 mil vagas abertas, 1,2 milhão de candidatos já se inscreveram no concurso dos Correios. Conforme a imprensa, prévia já supera o número de inscritos da última edição nacional do concurso, em 2011, quando 1,1 milhão de pessoas se...

Opinião
Opinião

Habitação terá novas regras Financiamento de imóveis pela Caixa, terá mudanças. Banco anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos da poupança e deve exigir uma entrada maior dos compradores. Isso porque o banco anunciou, nesta semana, que fará...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *