Opinião

15/06/2024

Bolsa Família e Auxílio Gás

Os pagamentos de junho começam na próxima semana. Os primeiros a receber serão os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) com final 1. Pagamento previsto é de R$ 600 por família, com possíveis adicionais; valores serão pagos de forma escalonada até o fim do mês. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), os benefícios serão pagos durante os últimos 10 dias úteis de cada mês, de forma escalonada — com exceção de dezembro, quando o calendário é antecipado.

Fatos & Blogs

FGTS

STF decide melhorar os ganhos do FGTS; correção deve garantir ao menos a inflação. Entendimento deverá valer apenas para depósitos futuros. Maioria da Corte seguiu o voto do ministro Flávio Dino para adotar o modelo apresentado pela Advocacia-Geral da União a partir de um acordo com parte das centrais sindicais. Para especialista, medida vai garantir maior proteção aos rendimentos do trabalhador. O novo sistema prevê corrigir o FGTS pelo IPCA quando, no mês, o valor da inflação for maior do que o da correção atual do fundo.

 

Tarifa social de água e esgoto

Governo divulga regras da tarifa social nacional de água e esgoto. Benefício deve começar a valer em dezembro. As diretrizes para a aplicação da tarifa social nacional de água e esgoto foram publicadas nesta sexta-feira, 14, no Diário Oficial da União (DOU). A lei entrará em vigor no dia 11 de dezembro de 2024, ou 180 dias após a publicação oficial desta sexta-feira. Para poder participar do benefício, o brasileiro deve ter renda per capita de até meio salário mínimo (ou seja, R$ 706) – e o valor não considera outros benefícios, como o Bolsa Família, por exemplo. O benefício consiste em um desconto de 50% sobre a tarifa aplicada nos primeiros 15 m³ de uma residência. O valor excedente de consumo será cobrado como tarifa regular.

Pnaes
O Senado Federal aprovou nesta terça-feira, 11, o projeto de lei que cria a Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), com ações para apoiar a permanência de alunos na educação superior e na educação profissional, científica e tecnológica nas instituições federais. Texto irá para sanção.

 

Endereços
Brasil tem 24,3 milhões de endereços sem número e 2,7 milhões de ruas sem nome. Dados do Censo 2022 divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (14) mostram que “principal” é o nome mais repetido entre as vias do país. Ao todo, o Brasil tem 111 milhões de endereços oficiais. Neste contexto, o Ceará é o 1º do Nordeste com maior número de endereços em ruas com ‘Coronel’ no nome. Dados do Censo 2022 também apontam que o estado tem mais locais em logradouros nomeados de ‘Doutor’ e ‘Padre’ do que ‘Professor’.

Direito das mulheres

Quando o aborto é permitido no Brasil e o que pode mudar na lei.  Câmara Federal aprovou acelerar votação de proposta que iguala aborto ao crime de homicídio.

Teste do pezinho

Na Alece, a deputada Larissa Gaspar (PT), é autora do projeto de lei em que assegura a todas as crianças nascidas nos hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes da rede pública de saúde do Estado o direito ao Teste do Pezinho na modalidade ampliada. O mesmo está em análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, da Procuradoria da Casa e comissões técnicas de mérito. Se aprovado, será encaminhado para a votação do Plenário.

8º Arraiá do Povo de Iguatu

Prefeitura prepara evento que celebra a cultura e as tradições juninas da região. O VIII Arraiá do Povo de Iguatu será realizado pelo Poder Executivo Municipal, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Ensino Superior, juntamente com a Comissão Organizadora do Evento, nos dias 19, 20, 21, 22 e 23 de junho de 2024, no pátio da ESTAÇÃO FERROVIÁRIA. Os jurados do “Arraiá do Povo de Iguatu” serão, preferencialmente, profissionais da cultura junina e com conhecimento do folclore. Evento deve aquecer vendas no comércio com a presença de visitantes da região.

 

Política
Em clima de eleição municipal, aumentou o acesso com a participação dos eleitores por meio de podcast, seminários e encontros com os pré-candidatos. Na roda de conversa, os nomes são comparados e competitivos em todos setores da política municipal. Desde a experiência, aos apoios que receberão. No entanto, a indefinição do nome do “vice” domina os papos gerando a expectativa para reforçar a campanha. Alguns esperam por pesquisas é possível dissidência.

 

Silvani Soares é bancário e radialista

MAIS Notícias
Opinião
Opinião

PEC da Segurança O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com governadores em Brasília nesta quinta-feira (31) para enfrentar um dos maiores problemas do país: a falta de segurança nas cidades brasileiras. O tema esteve presente nos debates das campanhas...

Opinião
Opinião

Concurso dos Correios Com 3,5 mil vagas abertas, 1,2 milhão de candidatos já se inscreveram no concurso dos Correios. Conforme a imprensa, prévia já supera o número de inscritos da última edição nacional do concurso, em 2011, quando 1,1 milhão de pessoas se...

Opinião
Opinião

Habitação terá novas regras Financiamento de imóveis pela Caixa, terá mudanças. Banco anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos da poupança e deve exigir uma entrada maior dos compradores. Isso porque o banco anunciou, nesta semana, que fará...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *