Segundo dia de provas do Enem
Neste domingo dia 10 de novembro, os participantes farão as provas de Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias. São 45 questões em cada área do conhecimento. Os portões abrem ao meio-dia e fecham a uma hora da tarde, no horário de Brasília. O tempo de prova será de 5h, terminando às seis e meia da noite. A Coordenação lembra que o Enem será aplicado ao mesmo tempo em quatro fusos horários distintos. Então, é preciso estar atento aos horários locais. De acordo com o Inep, o gabarito sai no dia 20 de novembro. E a divulgação do resultado final será no dia 13 de janeiro de 2024. As notas do Enem podem ser usadas para concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior, por meio do Sisu, e bolsas e financiamentos em faculdades privadas, por meio do Prouni e do Fies.
Fatos & Blogs
Lula volta a reunir equipe econômica no Palácio do Planalto para discutir cortes de gastos. O Governo trabalha para fechar a proposta que será enviada para análise do Congresso Nacional. O mercado financeiro pressiona por medidas de equilíbrio fiscal. O mercado, que pressiona o governo por medidas de equilíbrio fiscal, aguarda para esta semana o anúncio das medidas, que serão enviadas para aprovação do Congresso Nacional.
Papai Noel dos Correios
Há 35 anos, os empregados dos Correios, comovidos com as cartinhas em letrinhas recém-aprendidas ou transformadas em desenhos coloridos que chegavam até a empresa, decidiram tirar esses sonhos do papel. Nascia aí uma das campanhas de solidariedade mais queridas do país: o Papai Noel dos Correios. A ação ganhou força, se espalhou e hoje une a empresa e a população em uma grande corrente de amor e generosidade. Além das cartinhas das crianças da sociedade, desde 2010, os alunos de escolas públicas são convidados a também expressarem seus desejos ao Papai Noel. A campanha tem como objetivo incentivar o interesse pelo aprendizado da escrita de cartas pelas crianças e estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais, um dos maiores presentes que uma criança pode receber. Para que tudo possa se tornar realidade, os Correios contam com a ajuda de milhares de padrinhos e madrinhas dispostos a fazer a magia do Natal acontecer. Qualquer pessoa pode participar da campanha e fazer a alegria de uma criança.
Política
Após as eleições municipais de 2024, a expectativa aumenta com o anúncio da equipe do prefeito eleito Roberto Filho. Conforme analista político, com a transição, o novo gestor pretende resolver problemas estruturantes visando ao crescimento com geração de empregos no município. Logo mais as equipes iniciarão as reuniões para troca de comando. Outro fato, refere-se ao relacionamento com a formação da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Iguatu. O prefeito também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.
Transição de poder
O prefeito eleito de Orós, Simão Pedro (PSD), renunciará ao cargo no dia da posse, em 1° de janeiro, para assumir como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Com isso, sua mãe, Tereza Cristina (PSB), vice-prefeita eleita, assumirá a gestão da cidade. Simão é o primeiro suplente do PSD e ocupará a vaga deixada por Gabriella Aguiar, eleita vice-prefeita de Fortaleza. Simão foi prefeito de Orós por dois mandatos consecutivos, de 2013 a 2020. Em 2024, conquistou o terceiro com 8.287 votos válidos.
Homens são os mais afetados
O alcoolismo é uma doença que afeta bilhões de pessoas em todo o mundo. Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta terça-feira (5), mostra que o consumo de álcool causa, em média, 12 mortes por hora no país. O levantamento, chamado de “Estimação dos custos diretos e indiretos atribuíveis ao consumo do álcool no Brasil”, considera as estimativas de mortes atribuídas ao álcool pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Também conhecida como síndrome da dependência do álcool, a doença afeta milhões de brasileiros, sendo um problema de saúde pública que, segundo dados do Ministério da Saúde, implica gastos para o Governo.
Silvani Soares é bancário e radialista
0 comentários