Explosões em Brasília
O fato teve repercussão nesta semana, e vídeo mostra momento em que homem detonou explosivos em frente ao STF. O autor do atentado foi candidato a vereador pelo PL em SC. Artefatos foram detonados em um carro no estacionamento do Anexo IV da Câmara dos Deputados e em frente ao STF, na noite de quarta-feira (13). Imprensa informa que homem morto na Praça dos Três Poderes era o dono de veículo com explosivos. De acordo com o Boletim de Ocorrência da Polícia Civil, a vítima da explosão foi identificada como sendo Francisco Wanderley Luiz, o proprietário do veículo que também explodiu no estacionamento entre o STF e o Anexo IV da Câmara dos Deputados. O esquadrão antibombas foi acionado e fez uma varredura nos locais. Indícios apontam que a ação foi planejada e a investigação prossegue. Alexandre de Moraes cita gabinete do ódio, diz que explosões no centro de Brasília ‘não são fato isolado’ e que não há pacificação com anistia. A impunidade vai gerar mais agressividade. Já a PF vê indícios de ação individual, mas diz que há grupos extremistas ativos. Caso é tratado como terrorismo e ato antidemocrático. Por sua vez, o fato preocupa autoridades no momento que o país realiza reunião do G20 com lideranças mundiais no Rio. Segurança terá 20 mil agentes e 8 centros de inteligência.
Fatos & Blogs
Gabarito do Enem 2024 é divulgado
Os gabaritos dos dois dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram divulgados nesta quinta-feira (14), no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Provas foram aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. Mais de 4,3 milhões de pessoas estavam inscritas inicialmente, as respostas seriam disponibilizadas em 20 de novembro, como previsto em edital, mas o cronograma foi adiantado, conforme informou o ministro da Educação, Camilo Santana, no último domingo (10). Embora o gabarito já esteja disponível, as notas individuais de cada participante só serão divulgadas no dia 13 de janeiro de 2025.
Novo PAC
O Ceará recebeu mais de R$ 44,7 bilhões em recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) para a realização de 1.298 obras nas esferas federal, estadual e municipal. Desse total, R$ 30,7 bilhões serão destinados a obras diretamente no estado, enquanto o restante financiará empreendimentos regionais. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (13) pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, em reunião com o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), Durante o encontro, foram debatidos projetos como a duplicação e restauração de trechos da BR-116, a ampliação do Eixão das Águas do Ceará, a continuidade do Cinturão das Águas, a construção do Ramal do Salgado, a conclusão do 4º Anel Viário e novas unidades do Minha Casa Minha Vida, entre outros.
Redução da jornada
Fim da escala ‘6×1’, deputados cearenses assinaram proposta para reduzir jornada de trabalho. A PEC apresentada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) quer reduzir a carga horária máxima de trabalho de 44 para 36 horas semanais. Com relação a semana de 4 dias, é salvação do capitalismo, diz economista que coordenou piloto de redução de jornada em Portugal. O português Pedro Gomes, autor do livro ‘Sexta-feira é o novo sábado’, defende que o mundo passou por transformações profundas, mas o mercado de trabalho não acompanhou essas mudanças. O economista Pedro Gomes defende a semana de quatro dias de trabalho não para tornar as pessoas mais felizes, mas sim porque acredita que, assim, será possível salvar o capitalismo. Enquanto o Brasil vê ganhar fôlego a campanha para acabar com a semana de seis dias de trabalho com um dia de folga, Gomes aplaude a iniciativa, considerando o modelo algo reminiscente do século 19. Mas frisa a necessidade de que as mudanças sejam graduais e bem planejadas, com diferentes soluções sendo encontradas para diversos setores. A semana de cinco dias foi implementada por Henry Ford, o maior empresário americano do século 20, em 1926. Vai fazer cem anos.
Política
O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado De Assis Diniz, defende que o 1º vice-presidente da Casa, deputado Fernando Santana (PT), seja o candidato do grupo governista à presidência da Alece para o biênio 2025-2026. O cargo foi ocupado por Evandro Leitão (PT) nos biênios 2021-2022 e 2023-2024, mas o político deixou a presidência após ser eleito prefeito de Fortaleza nas eleições municipais deste ano. Para analista, nesse processo interno de renovação política, o partido poderá se fragilizar ainda mais, pois tudo indica que haverá um forte embate entre grupos de posições ideológicas diversas.
Transição
Visando a posse dos novos prefeitos, momento é de transição. Processo essencial para a continuidade administrativa e a estabilidade institucional no executivo municipais e federais. Para analista, em nível municipal, onde a alternância de prefeitos é uma realidade constante, o procedimento segue diretrizes determinada pelos Tribunais de Contas que visam garantir a passagem de informações e a transparência das finanças públicos. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e, em alguns municípios e estados, leis específicas regulamentam o processo de transição de governo nas prefeituras. Enquanto isso, os novos gestores se mobilizam para a formação de equipe.
Silvani Soares é bancário e radialista
0 comentários