Opinião

07/12/2024

Inteligência Artificial

Aprovado em comissão projeto com regras para uso da IA avança no Senado. Proposta prevê que empresas devem responder por danos causados pela má aplicação da tecnologia. Pacheco e Lira querem concluir a tramitação do texto ainda este ano. Projeto cria normas para a tecnologia e prevê que empresas podem ser responsabilizadas por eventual dano a terceiros. Para se tornar lei, o texto precisará ser aprovado pelo plenário do Senado e, depois, pelo conjunto dos deputados federais. Se não sofrer mudanças durante a passagem pela Câmara, a proposta seguirá para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A proposta determina que a IA deverá seguir princípios, como a proteção de grupos vulneráveis e da democracia e a integridade da informação disponibilizada pela ferramenta. Também deverão ser adotados mecanismos contra discriminação e ferramentas de supervisão humana.

 

Fatos & Blogs

Sobrevivência de empresas

Uma a cada quatro empresas que geram emprego no Brasil não sobrevive até seu primeiro aniversário, aponta pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (5). De acordo com o IBGE, apenas 76,2% das empresas empregadoras que nasceram em 2017 sobreviveram até 2018. E essa taxa de sobrevivência caiu para 37,3% quando se expande a janela de análise até 2022. Em outras palavras, quase dois terços das empresas empregadoras no Brasil não duraram mais que cinco anos. Mas o número melhorou. Das empresas abertas em 2021, 79,6% sobreviveram até 2022.

 

Compra de votos

Um grupo criminoso acusado de usar dinheiro de empresas ligadas a uma facção para a compra de votos e influenciar as eleições em “dezenas de municípios” do Ceará foi alvo de uma investigação da Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério Público Eleitoral e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), nesta quinta-feira (5). As buscas ocorreram em Fortaleza para “coletar mais elementos que possam corroborar as investigações”. Conforme a PF, o “grupo criminoso estruturado e hierarquizado” utilizava recursos obtidos por meio de caixa 2, com contratos públicos direcionados a empresas vinculadas à organização criminosa. O órgão não revelou os políticos beneficiados ou os municípios onde o grupo atuava.

 

Celular supera geladeiras

A geladeira é um eletrodoméstico útil é considerado essencial em uma residência. No entanto, em 2023, a presença de telefone celular ou fixo superou a de geladeira em lares de pessoas classificadas como pobres ou extremamente pobres no Brasil, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (4). Para o analista do instituto, Bruno Perez, a preferência pelo celular se destaca atualmente, pois o aparelho se tornou um item indispensável para a comunicação.

 

Chuvas no Ceará

A semana marcada com chuvas em 92 municípios cearenses motiva a população. Segundo previsões, deve seguir com condição para mais chuvas em todas as macrorregiões pelos próximos dias. De acordo com a Funceme, essas chuvas são causadas pelo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) – sistema de baixa pressão em altos níveis típico da pré-estação chuvosa (dezembro e janeiro) no Nordeste do Brasil.

 

Segurança hídrica

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), assinou as ordens de serviços para a execução das obras dos trechos 3, 4 e 5 do Eixão das Águas. O documento, assinado na terça-feira (3) em Brasília, prevê o investimento de R$ 1,2 bilhão, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A construção pretende alcançar 27 municípios com 256 km de extensão.

 

Consórcio Público de Saúde

Importante tema, tantas vezes comentado, é um compromisso a ser realizado. Na Alice, durante sessão plenária, o deputado Marcos Sobreira (PDT) criticou a antecipação das eleições no Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Iguatu (CPSMIG) para o dia 10 de dezembro. Para ele, “A “eleição é antidemocrática”, porque tira o direito dos prefeitos eleitos de exercerem o direito de voto e de serem votados”. O Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Iguatu – CPSMIG, foi fundado na data 29 de julho de 2011 consiste na união de 10 (dez) entes da federação: o Estado do Ceará, as cidades de Acopiara, Cariús, Deputado Irapuan Pinheiro, Iguatu, Jucás, Mombaça, Piquet Carneiro, Quixelô e Saboeiro. O consórcio público surgiu como o modelo de gestão adotado pelo Governo do Estado do Ceará para gerir referidas unidades de saúde, justamente por se afigurar como o mais adequado no que pertine aos comandos da regionalização e descentralização dos serviços públicos de saúde.

 

APAE 25 anos

Neste sábado, 7, a entidade comemora 25 anos em Iguatu. Programação consta evento que será realizado no CRI com animação da Orquestra Sonata com música para dançar, cantar e reviver os melhores momentos da sua vida. As mesas são LIMITADAS. Portanto, contate com a coordenação para não ficar de fora dessa festa inesquecível. Parabéns pela importante atuação em nosso município, proporcionando alegria e felicidades às famílias e crianças apaeanas em nosso município.

 

Silvani Soares é bancário e radialista

MAIS Notícias
Opinião
Opinião

Imposto de Renda 2025 Contribuintes relatam dificuldades para declarar o Imposto de Renda 2025.O prazo de entrega da declaração começou no dia 17 de março, e terminará em 30 de maio. Atualmente, a tabela do Imposto de Renda funciona de forma progressiva. Ou seja:...

Opinião
Opinião

Consignado CLT O governo Lula lançou nesta quarta-feira (12) uma linha de crédito consignado para trabalhadores com carteira assinada do setor privado. Objetivo do programa é facilitar o crédito para quem tem carteira assinada, permitindo o uso de parte do FGTS como...

Opinião
Opinião

Após o período carnavalesco, as cidades retornam as atividades com foco no mês da Mulher. Escolas retornam às aulas, comércio, bancos e serviço público voltam ao atendimento ao público. Com manifesto na praça da Caixa, servidores do município, retornam à discussão por...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *