Inteligência Artificial
Aprovado em comissão projeto com regras para uso da IA avança no Senado. Proposta prevê que empresas devem responder por danos causados pela má aplicação da tecnologia. Pacheco e Lira querem concluir a tramitação do texto ainda este ano. Projeto cria normas para a tecnologia e prevê que empresas podem ser responsabilizadas por eventual dano a terceiros. Para se tornar lei, o texto precisará ser aprovado pelo plenário do Senado e, depois, pelo conjunto dos deputados federais. Se não sofrer mudanças durante a passagem pela Câmara, a proposta seguirá para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A proposta determina que a IA deverá seguir princípios, como a proteção de grupos vulneráveis e da democracia e a integridade da informação disponibilizada pela ferramenta. Também deverão ser adotados mecanismos contra discriminação e ferramentas de supervisão humana.
Fatos & Blogs
Sobrevivência de empresas
Uma a cada quatro empresas que geram emprego no Brasil não sobrevive até seu primeiro aniversário, aponta pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (5). De acordo com o IBGE, apenas 76,2% das empresas empregadoras que nasceram em 2017 sobreviveram até 2018. E essa taxa de sobrevivência caiu para 37,3% quando se expande a janela de análise até 2022. Em outras palavras, quase dois terços das empresas empregadoras no Brasil não duraram mais que cinco anos. Mas o número melhorou. Das empresas abertas em 2021, 79,6% sobreviveram até 2022.
Compra de votos
Um grupo criminoso acusado de usar dinheiro de empresas ligadas a uma facção para a compra de votos e influenciar as eleições em “dezenas de municípios” do Ceará foi alvo de uma investigação da Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério Público Eleitoral e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), nesta quinta-feira (5). As buscas ocorreram em Fortaleza para “coletar mais elementos que possam corroborar as investigações”. Conforme a PF, o “grupo criminoso estruturado e hierarquizado” utilizava recursos obtidos por meio de caixa 2, com contratos públicos direcionados a empresas vinculadas à organização criminosa. O órgão não revelou os políticos beneficiados ou os municípios onde o grupo atuava.
Celular supera geladeiras
A geladeira é um eletrodoméstico útil é considerado essencial em uma residência. No entanto, em 2023, a presença de telefone celular ou fixo superou a de geladeira em lares de pessoas classificadas como pobres ou extremamente pobres no Brasil, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (4). Para o analista do instituto, Bruno Perez, a preferência pelo celular se destaca atualmente, pois o aparelho se tornou um item indispensável para a comunicação.
Chuvas no Ceará
A semana marcada com chuvas em 92 municípios cearenses motiva a população. Segundo previsões, deve seguir com condição para mais chuvas em todas as macrorregiões pelos próximos dias. De acordo com a Funceme, essas chuvas são causadas pelo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) – sistema de baixa pressão em altos níveis típico da pré-estação chuvosa (dezembro e janeiro) no Nordeste do Brasil.
Segurança hídrica
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), assinou as ordens de serviços para a execução das obras dos trechos 3, 4 e 5 do Eixão das Águas. O documento, assinado na terça-feira (3) em Brasília, prevê o investimento de R$ 1,2 bilhão, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A construção pretende alcançar 27 municípios com 256 km de extensão.
Consórcio Público de Saúde
Importante tema, tantas vezes comentado, é um compromisso a ser realizado. Na Alice, durante sessão plenária, o deputado Marcos Sobreira (PDT) criticou a antecipação das eleições no Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Iguatu (CPSMIG) para o dia 10 de dezembro. Para ele, “A “eleição é antidemocrática”, porque tira o direito dos prefeitos eleitos de exercerem o direito de voto e de serem votados”. O Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Iguatu – CPSMIG, foi fundado na data 29 de julho de 2011 consiste na união de 10 (dez) entes da federação: o Estado do Ceará, as cidades de Acopiara, Cariús, Deputado Irapuan Pinheiro, Iguatu, Jucás, Mombaça, Piquet Carneiro, Quixelô e Saboeiro. O consórcio público surgiu como o modelo de gestão adotado pelo Governo do Estado do Ceará para gerir referidas unidades de saúde, justamente por se afigurar como o mais adequado no que pertine aos comandos da regionalização e descentralização dos serviços públicos de saúde.
APAE 25 anos
Neste sábado, 7, a entidade comemora 25 anos em Iguatu. Programação consta evento que será realizado no CRI com animação da Orquestra Sonata com música para dançar, cantar e reviver os melhores momentos da sua vida. As mesas são LIMITADAS. Portanto, contate com a coordenação para não ficar de fora dessa festa inesquecível. Parabéns pela importante atuação em nosso município, proporcionando alegria e felicidades às famílias e crianças apaeanas em nosso município.
Silvani Soares é bancário e radialista
0 comentários