Bem-vindo 2025. Que o ano de 2025 seja de Paz e Esperança
Ano terá quatro ‘feriadões’
Com possibilidade de emenda, que pode vir a proporcionar quatro dias de folga seguidos para o trabalhador. O primeiro deles é o da Páscoa, que começa em 18 de abril com a “Paixão de Cristo”, numa sexta-feira.
Terminou 2024
Um ano de crises políticas e a continuação de guerras. Papa Francisco lembrou que 2025 é o ano de Jubileu, que acontece a cada 25 anos. Período tem objetivo de renovar a esperança dos fiéis. Por outro lado, o ano começa com novos gestores no executivo e legislativo municipal. Nem todos assumiram o posto. Conforme a imprensa, 3 prefeitos eleitos morreram antes da posse, 1 foi preso e 20 foram barrados pela Justiça. Em Choró (CE), o candidato mais votado, Bebeto Queiroz (PSB), também teve a posse suspensa no dia da cerimônia. Investigado por suspeita de envolvimento em crimes eleitorais, em Santa Quitéria (CE), o prefeito foi detido horas antes da cerimônia de posse, por suspeita de elo com a facção. Ao menos 24 candidatos a prefeito que saíram das urnas como mais votados em outubro de 2024 não tomaram posse nesta 1º de janeiro de 2025. Aqui em Iguatu, o prefeito eleito, Roberto Filho (PSDB), tomou posse nesta quarta-feira, 1º, em cerimônia realizada na antiga sede da Prefeitura do Município da região Centro-Sul do Estado, com apoio unânime na Câmara Municipal, Diego Felipe (AVANTE), é o novo Presidente do legislativo Municipal. Apesar da maioria, os vereadores retornam às bases partidárias no foco da gestão municipal com trabalho e tranquilidade, voltado para a população e a relação com o gestor Roberto Filho (PSDB). Recebe o município em meio à turbulência dos precatórios e salários dos servidores em atraso. Vamos acompanhar.
Fatos & Blogs
DPVAT
Lula sanciona lei que acaba com a volta do novo DPVAT. A cobrança do Seguro Obrigatório para a Proteção de Vítimas de Acidente de Trânsito (DPVAT) passaria a vigorar em janeiro de 2025. A sanção presidencial extingue a cobrança. Por outro lado, com o aumento do salário mínimo autorizado por Lula eleva aposentadorias e outros benefícios. Mas o quanto esse aumento realmente representa para o orçamento dos brasileiros? A educação em 2025
Para o analista, a busca por inovação será marcada por mudanças significativas, com avanços tecnológicos, novas práticas pedagógicas e uma demanda crescente por experiências de aprendizado mais inclusivas, sustentáveis e personalizadas. O certo é que existe um cenário em transformação nesse setor.
Expectativa no Planalto
Imprensa destaca: COP 30, relação com Trump, PEC da Segurança, Pé de meia para Universitários, diálogo com o mercado dentre os desafios de Lula em 2025. O Presidente abre 2025 com ajustes na equipe de ministros no radar e o desafio de melhorar a relação com o mercado financeiro. Lula cumprirá o terceiro dos quatro anos do mandato.
Mutirão do Lixo
Volta do feriadão tem trânsito intenso e pontos de lentidão nas rodovias do Ceará. Pós-Réveillon, aumentou a quantidade de lixo ocupando calçadas e terrenos em vários bairros da cidade. Como a coleta não aconteceu dentro do calendário na terça feira (31), teve impacto com muita reclamação junto à população. Fica a expectativa com a equipe da limpeza com a nova gestão nos próximos anos, além de outros benefícios para a população.
Fábrica de mosquitos do bem
O Ceará terá fábrica de ‘mosquitos do bem’ em 2025 para combater a dengue, Zika e Chikungunya no Nordeste. Estratégia é apoiada pelo Ministério da Saúde para o controle das arboviroses no País. Conforme “DN”, Em 2025, uma estratégia particular para controle de arboviroses será implementada no Ceará: a Biofábrica de Wolbachia. Esse termo complexo dá nome à bactéria que, ao interagir com o Aedes aegypti, impede a transmissão da dengue, Zika e Chikungunya. Por isso, os vetores são chamados de “mosquitos do bem”. Com investimento total de R$ 1,5 bilhão no País. A movimentação para o projeto começou ainda em 2015.A biofábrica do Ceará será construída no Distrito de Inovação em Saúde, no Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, na Fiocruz Ceará.
Silvani Soares é bancário e radialista
0 comentários