Após o período carnavalesco, as cidades retornam as atividades com foco no mês da Mulher. Escolas retornam às aulas, comércio, bancos e serviço público voltam ao atendimento ao público. Com manifesto na praça da Caixa, servidores do município, retornam à discussão por melhorias também. Carnaval acabou, mas o calor, não; segundo os meteorologistas da Climatempo, a Onda de calor vem se estendendo com permanência de bloqueio que impede avanço das frentes frias e, consequentemente, refresco nas temperaturas. Fenômeno vai permanecer até 9 de março. Mas já tem muita gente de olho nos feriados que vêm a seguir! Ao todo, 2025 terá outros três “feriadões”, com possibilidade de emendas que caem nas quintas-feiras. Por isso, podem ser emendados entre a sexta e o fim de semana, a depender da decisão de cada empresa. São eles: 1º de maio (Dia do Trabalhador); 20 de novembro (Dia da Consciência Negra); e o Natal, em 25 de dezembro. A próxima folga prolongada no país será em abril, com a Paixão de Cristo. A Semana Santa será de 13 a 19 de abril. Diocese elaborou programação “Preservar a Criação Divina”. Neste ano, a Campanha da Fraternidade debate as mudanças climáticas provocadas pela ação humana. Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, a iniciativa busca conscientizar a população sobre aurgente necessidade de adotar novas atitudes para reverter a crise sócio ambiental.
Fatos & Blogs
PIB: economia cresce puxada pelo consumo das famílias e pressiona a inflação.
O País teve consumo estimulado pelo recorde de pessoas ocupadas e alta na renda. Economistas defendem ajuste fiscal e reformas que aumentem a produção.
FGTS
Saldo retido do saque-aniversário do FGTS começou a ser pago nesta quinta-feira (6). A medida provisória libera dinheiro retido no fundo de quem optou pelo saque-aniversário e foi demitido de janeiro de 2020 a fevereiro de 2025.
Preservar a Criação Divina
Neste ano, a Campanha da Fraternidade debate as mudanças climáticas provocadas pela ação humana. Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, a iniciativa busca conscientizar a população sobre a urgente necessidade de adotar novas atitudes para reverter a crise sócio ambiental.
Distração que pode custar vidas
A cada hora, 244 condutores são multados no Brasil pelo uso do celular ao volante. A distração com o dispositivo pode ser fatal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o risco de acidentes aumenta em até́ 400% quando o condutor utiliza o celular, seja para digitar mensagens, tirar selfies ou até́ mesmo para conferir notificações. Ao (JJ), Anthony Lima, superintendente da Policia Rodoviária Federal, diz que apesar dos riscos evidentes, muitos motoristas continuam desrespeitando as leis de trânsito.
Açudes no Ceará
Durante o carnaval, chuvas intensas atingiram pelo menos 106 municípios cearenses. Após as chuvas do Carnaval, o Ceará tem 16 açudes sangrando. Entre sábado (1º) e esta quarta de cinzas, 7 reservatórios atingiram o volume máximo. Conforme DN, a quantidade de água armazenada nos 157 açudes monitorados pela Cogerh já atinge, neste março de 2025, o melhor nível para o período dos últimos anos. Nesta quarta (5), 45,8% da capacidade dos reservatórios cearenses está preenchida. A região também recebe recargas após as recentes chuvas. O Açude Roberto Costa (Trussu), tem recebido bom volume de água com recarga de 42 cm. Já em Jucás, a novidade veio com a sangria da Barragem Crebilon Lima Verde, que deságua no Açude Orós. Por sua vez, o Rio Jaguaribe atingiu o Nível 9 nesta semana na Ponte Demócrito Rocha em Iguatu. Fato anima produtores no campo e deixa em alerta moradores das imediações ribeirinhas.
Carnaval 2025
Gasto médio do brasileiro varia de R$ 2.000 a R$ 5.000 no Carnaval, aponta Sebrae. Alvo de muitas opiniões, o evento em Iguatu deixou boas perspectivas para os próximos eventos. Para analista, com planejamento e participação dos segmentos sociais do município, a cidade só tem a ganhar onde o calendário de eventos proporciona oportunidades históricas e cultural com visitantes e movimento no comércio e vendedor ambulante. Festa da Padroeira, Semana Santa, Festejo Junino, Exposição, Natal, dentre outros. Neste contexto, com equipe adequada, sem embates políticos e com planejamento orçamentário, a gestão municipal pode tomar as iniciativas em conjunto com a sociedade local.
Silvani Soares é bancário e radialista
0 comentários