Opinião

01/06/2019

Alunos, professores e sindicalistas protestam; MEC condena coações

Várias cidades do Brasil foram palco para uma nova onda de atos contra o contingenciamento de 30% das verbas para a Educação, anunciadas pelo governo Bolsonaro. Nova polêmica surge com nota do Ministério da Educação (MEC). Em nota, divulgada na quinta-feira (30), MEC reafirma que manifestações democráticas são direitos do cidadão, mas condenou a “coação para que estudantes e professores” participem de protestos. Políticos avaliam nota do MEC como guerra contra estudantes. A Rede vai ingressar com um mandado de segurança, na próxima segunda-feira, no STJ, contra este anúncio do Ministério da Educação. Por outro lado, sindicalistas anunciaram Greve Geral no país. Na Assembleia Legislativa, teve na sexta-feira, audiência sobre corte de verbas das universidades. 

Fatos & Blogs

Desemprego

Desemprego recua para 12,5% em abril, mas ainda atinge 13,2 milhões de brasileiros. Número de subutilizados atingiu o recorde de 28,4 milhões. Total de desalentados, aqueles que desistiram de procurar emprego, também bateu recorde e chegou a 4,9 milhões. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se a primeira queda após 3 altas seguidas e um leve recuo ante a taxa de 12,7% registrada no trimestre encerrado em março. Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado (12,9%), a taxa de desemprego caiu 0,4 ponto percentual. A boa notícia, segundo o IBGE, foi que o número de empregados no setor privado com carteira assinada cresceu 0,8% (mais 270 mil pessoas. Com o fraco resultado da atividade econômica observado entre janeiro e março, passou a ganhar força entre os analistas um cenário de que o crescimento do Brasil neste ano possa ser inferior a 1%.

MEC divulga regras para o Fies do segundo semestre de 2019

Os estudantes interessados no auxílio devem se inscrever no processo seletivo a partir do dia 25 de junho até 1º de julho, exclusivamente na página do Fies. Para concorrer a uma vaga é necessário que o estudante tenha feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e obtido nota acima de zero na redação. Candidatos inadimplentes com o programa ou que já tenham sido contemplados anteriormente não podem participar.

Eleições para reitor e vice-reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA)

Com a participação de todos os campi e unidades descentralizadas aconteceu na segunda-feira (27), as eleições para reitor e vice-reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA). Com o voto da comunidade acadêmica e servidores da instituição foi eleita a Chapa 2 – “Avançar, Inovar e Incluir” – Prof. Lima Júnior e Prof. Carlos Kleber – 62,45%. Já a Chapa 1 – “Pluralidade Urca” – Prof. Egberto de Melo e Prof.ª Jahyra Pequeno obteve – 37,55%. “Estamos muito gratos a todos que deram seu voto de confiança”, salientou Lima Júnior. Garanto que a comunidade acadêmica irá presenciar inovação, avanço e inclusão nesse novo tempo que se inicia.

Base de aliados na Assembleia

O governador Camilo Santana conheceu a sua base de apoio no legislativo estadual. O presidente da assembleia, José Sarto, apresentou a maioria no parlamento. Na avaliação dos parlamentares, com 39 integrantes, é a maior base que um governador conquistou historicamente. Detalhe: no mesmo bloco estão Agenor Neto (MDB) e Marcos Sobreira (PDT). No encontro, o deputado Sarto externou a boa relação entre o governo e o legislativo. “O legislativo dará sempre sua colaboração para o Ceará crescer”, disse Sarto no encontro no Abolição. E, como ficam as disputas?

Campanha de vacinação termina, mas vacinação vai até segunda-feira

Mas, de acordo com o Ministério da Saúde, a partir de segunda-feira (3), as doses restantes ficarão disponíveis para a população em geral, inclusive para as pessoas dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram. A meta do ministério é vacinar 90% do público prioritário.

Silvani Soares é bancário e radialista

MAIS Notícias
Opinião
Opinião

Novo cronograma do (CPNU) O Ministério da Gestão divulgou, na quinta-feira (21), um novo cronograma do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). As novas datas foram definidas após o adiamento da lista de aprovados, ocorrido em meio a um impasse gerado por uma...

Opinião
Opinião

Explosões em Brasília O fato teve repercussão nesta semana, e vídeo mostra momento em que homem detonou explosivos em frente ao STF. O autor do atentado foi candidato a vereador pelo PL em SC. Artefatos foram detonados em um carro no estacionamento do Anexo IV da...

Opinião
Opinião

Segundo dia de provas do Enem Neste domingo dia 10 de novembro, os participantes farão as provas de Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias. São 45 questões em cada área do conhecimento. Os portões abrem ao meio-dia e fecham a uma hora da tarde, no...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *