Opinião

11/01/2020

INSS: atraso e falta de respostas

Com falhas e sistema travado, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não tem conseguido dar conta dos pedidos de benefícios como auxílio-doença e salário-maternidade. O resultado são filas enormes, atrasos e falta de respostas. O governo reconhece que existe o problema e que a solução deve demorar. Mas não há um prazo oficial para zerar a fila de análise de pedidos. Por sua vez, a população   aguarda por soluções e teme fechamento de algumas unidades. INSS pode ter segunda força-tarefa em seis meses para reduzir fila de espera. Conforme o órgão, em média, 900 mil novos requerimentos entram por mês no INSS. Desde 2015, 11 mil servidores do INSS se aposentaram. Em 2019, foram 6.000 técnicos e analistas do seguro social que deixaram o atendimento. Na força de trabalho, hoje, estão 23 mil servidores ativos. A nova força-tarefa foi discutida pelo governo na segunda (6).

Fatos & Blogs

Profissões em alta

O LinkedIn divulgou um levantamento com as 15 profissões em alta em 2020. Chamado de “Profissões Emergentes”, o levantamento mostra que o gestor de redes sociais ocupa a 1ª posição do ranking, seguido pelo engenheiro de cibersegurança e representante de vendas. As profissões ligadas aos setores de tecnologia da informação e internet foram as que mais apareceram lista.

Reestruturação

Estatal que processa dados de aposentadoria demitirá 493 funcionários. Dataprev anunciou o fechamento de 20 unidades, atividades continuam em 7 regiões. As demissões atingirão 15% de todos os trabalhadores da empresa, que é responsável pelo processamento de dados de aposentadorias no país.

Transição de gênero

O Conselho Federal de Medicina reduziu de 21 para 18 anos a idade mínima para cirurgia de transição de gênero. A norma reduziu ainda de 18 para 16 anos a idade mínima para o início de terapias hormonais. As novas regras foram publicadas no Diário Oficial e ampliam o acesso à cirurgia e também ao atendimento básico para transgêneros.

Ano Novo, dívida nova?

Hora de planejar as finanças para 2020. O percentual de famílias com dívidas chega a 65,6% em dezembro, diz CNC. A quantidade de famílias com dívidas no cartão de crédito, cheque especial, cheque pré-datado, crédito consignado, crédito pessoal, carnê de loja, prestação de carro e prestação da casa cresceu em dezembro de 2019, alcançando 65,6%. É o maior patamar da série histórica da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) desde janeiro de 2010. O resultado divulgado na quinta-feira (9) é maior do que os 65,1% observados em novembro de 2019 e superior aos 59,8% registrados em dezembro de 2018, de acordo com a Agência Brasil.

Chuvas

Sertanejo vive a expectativa das chuvas ao longo do mês de janeiro.  Neste período de pré-estação, a situação em algumas áreas é delicada, com baixo volume nos reservatórios. Situação preocupante até o período oficial da quadra invernosa. Em outro cenário, agricultores já estão recebendo sementes do Programa “Hora de Plantar”.

Colação de grau do curso de Medicina

Tempo de comemorar, agradecer a Deus e parabenizar ao casal Ana e Juviniano, em especial ao meu sobrinho Dr. Camilo Bitu Bezerra Ferreira, formando de 2019 do curso de Medicina da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte, Turma Dr. José Maurício Pereira Lopes. O baile de formatura acontece neste sábado (11) no Bosque das Tâmaras.

Silvani Soares é bancário e radialista

MAIS Notícias
Opinião
Opinião

Imposto de Renda 2025 Contribuintes relatam dificuldades para declarar o Imposto de Renda 2025.O prazo de entrega da declaração começou no dia 17 de março, e terminará em 30 de maio. Atualmente, a tabela do Imposto de Renda funciona de forma progressiva. Ou seja:...

Opinião
Opinião

Consignado CLT O governo Lula lançou nesta quarta-feira (12) uma linha de crédito consignado para trabalhadores com carteira assinada do setor privado. Objetivo do programa é facilitar o crédito para quem tem carteira assinada, permitindo o uso de parte do FGTS como...

Opinião
Opinião

Após o período carnavalesco, as cidades retornam as atividades com foco no mês da Mulher. Escolas retornam às aulas, comércio, bancos e serviço público voltam ao atendimento ao público. Com manifesto na praça da Caixa, servidores do município, retornam à discussão por...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *