Opinião

04/07/2020

A gripezinha que não para de nos assustar

Um cenário que ultrapassa os 100 dias em nosso país, mesmo com variadas ações e fases do enfrentamento, o avanço do novo coronavírus continua. Pelos registros oficiais, o Brasil passou a marca de 1,5 milhão de infectados e mais de 61 mil óbitos pela Covid-19 no país. Esperança para a maioria, o presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, a lei que obriga o uso de máscaras em espaços públicos, transportes públicos como táxis, carros de aplicativos, ônibus, aeronaves e embarcações fretadas. A sanção foi publicada no Diário Oficial da União. Bolsonaro vetou, porém, a obrigatoriedade do uso de máscaras em órgãos e entidades públicos e em estabelecimentos comerciais, industriais, templos religiosos e demais locais fechados em que haja reunião de pessoas. O presidente argumentou que o trecho “incorre em possível violação de domicílio”. Para a população, usar a consciência e prevenção. Que todo mundo continue em casa. Tomar medidas muito mais sérias e duras essa é a realidade.

Fatos & Blogs  

Eleições municipais 2020

O cenário da pandemia também mexeu com o calendário das” Eleições 2020”. Na série de mudanças, a Câmara Federal aprovou PEC adiando as eleições municipais. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, destacou a capacidade de diálogo institucional entre o Congresso e a Justiça Eleitoral. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) foi aprovada no segundo turno da Câmara dos Deputados pelo placar de 407 votos contra 70. Além de um calendário de votação alterado pela primeira vez em quase três décadas, o pleito municipal de 2020 terá novas datas para etapas como realização de convenções partidárias, registro de candidaturas e propaganda. Profissionais de rádio e TV que vão para a disputa devem se afastar a partir de 11 de agosto. Inicialmente previstas para os dias 4 e 25 de outubro, as eleições serão realizadas nos dias 15 e 29 de novembro. Apenas a data da posse dos eleitos permanece a mesma, em 1º de janeiro de 2021. Com as novas datas, agilizem o caminho da disputa, e em nome da democracia, pré-candidatos articulados com partidos e aliados, com a vitória nas urnas possam transformar os viáveis projetos em realidade para a população. Até novembro!
 
Economia  no Pós-pandemia

Com auxílio, FGTS e recuperação de alguns setores, economia do CE devem ganhar tração no 2º semestre. Apesar do cenário espinhoso, economistas e representantes da indústria e construção civil veem um horizonte de recuperação para o Estado nos próximos meses, em comparação com a primeira metade do ano. Em outra ação, o Estado prorroga pacote de medidas de apoio fiscal durante a pandemia por mais 15 dias. Segmento vive a expectativa de novas medidas que serão implementadas pelo governo para a retomada da economia a partir de segunda-feira (6).

Indicadores de alfabetização, educação integral e profissional ficam estagnados

Em outro cenário, em meio a mudanças de ministros na área da Educação, o primeiro ano do governo Jair Bolsonaro (sem partido) foi marcado por estagnação nos indicadores educacionais relacionadas à alfabetização de jovens, escola em tempo integral, educação profissional e acesso à universidade. A taxa de alfabetização de jovens com 15 anos ou mais também ficou estagnada em 2019. O índice era de 93,2% em 2018 e passou para 93,4%.   Os dados são do 3º Relatório de Monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE), produzido pelo próprio governo. O PNE é uma lei que estipulou metas educacionais para serem alcançadas até 2024. Em outra ação, o MEC define protocolo de segurança para volta às aulas. A portaria foi publicada na quinta-feira (2) no Diário Oficial da União. O protocolo divulgado poderá, no que couber, ser utilizado pelos demais sistemas de ensino.

Projeto propõe licença maternidade de 180 dias para servidores durante a pandemia

Diante deste cenário, a deputada Aderlânia Noronha sugere, no projeto de indicação n° 83/20, que tramita na Casa, assegurar a servidores públicas estaduais gestantes ou adotantes o direito à licença-maternidade de 180 dias e aos servidores públicos estaduais, em caso de nascimento de filho ou de pai adotante, o direito à licença paternidade de 45 dias, sem prejuízo do cargo e da remuneração, enquanto perdurar a pandemia do novo coronavírus no Ceará.

Lockdown na pandemia

No início, houve quem citasse toque de recolher, e outras pessoas até debocham das notificações, politizando e desafiando as normas sem máscaras, em meio às aglomerações. Um fato lamentável, quando o município ultrapassa a marca de mil casos de infectados e mais de 30 óbitos. Muitos divergem da gestão municipal, que tem adotado várias medidas rígidas no enfrentamento ao Covid-19 na estrutura do município. O uso de máscara deve se tornar obrigatório em locais públicos, após sanção presidencial esta semana. Nesse contexto, para uma ação vitoriosa em nossa cidade, é imprescindível a adesão da população às medidas impostas nos decretos também.

Rede da Fé na Matriz de Senhora Santana

Em épocas anteriores, a festa da padroeira de Iguatu, Senhora Santana, mobiliza o município neste início de julho. No ano passado, marcou o ano jubilar. Este ano, por conta da Covid-19, a tradicional a Festa da Padroeira de Iguatu, Senhora Santana, foi transferida para 1º a 11 de outubro de 2020. No entanto, a comunidade católica está sendo convidada para participar de forma virtual da pré-festa através da Rede da Fé. Para a coordenação, este ano a Rede da Fé, realiza com o mesmo fervor, a partir do dia 16 de julho direto da Matriz, via on-line levando fé e emoção para sua casa através da internet. Participe de 16 a 26 de julho. Já a Festa da Padroeira de Iguatu, Senhora Santana, foi transferida para 1º a 11 de outubro de 2020 no retorno da abertura das igrejas.

Silvani Soares é bancário e radialista

MAIS Notícias
Opinião
Opinião

Novo cronograma do (CPNU) O Ministério da Gestão divulgou, na quinta-feira (21), um novo cronograma do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). As novas datas foram definidas após o adiamento da lista de aprovados, ocorrido em meio a um impasse gerado por uma...

Opinião
Opinião

Explosões em Brasília O fato teve repercussão nesta semana, e vídeo mostra momento em que homem detonou explosivos em frente ao STF. O autor do atentado foi candidato a vereador pelo PL em SC. Artefatos foram detonados em um carro no estacionamento do Anexo IV da...

Opinião
Opinião

Segundo dia de provas do Enem Neste domingo dia 10 de novembro, os participantes farão as provas de Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias. São 45 questões em cada área do conhecimento. Os portões abrem ao meio-dia e fecham a uma hora da tarde, no...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *