Novo Fundeb
Foi promulgada na quarta-feira (26) a Emenda Constitucional 108, que amplia o alcance e torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A mudança vai permitir que gestores consigam planejar com maior segurança os investimentos na área. Com melhores números, mais recursos para investir. E quem mais ganha com isso, sem dúvida, são os nossos estudantes”. Neste contexto, com o Novo Fundeb, aumenta gradativamente a participação da União nesta aplicação obrigatória dos recursos. Conforme o texto aprovado, começa com percentual de 10%, chegando a 23% em 2026″.
Fatos & Blogs
IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na quinta-feira (27), a estimativa populacional de estados e municípios para 2020. A população do Brasil chegou a 211,8 milhões de habitantes, crescendo 0,77% em relação a 2019. Metade da população cearense está em 9 municípios. Fortaleza acumula mais de 1 milhão de habitantes. O último censo aponta o município de Iguatu com 102.498 habitantes. As estimativas divulgadas pelo IBGE servem como base para o Tribunal de Contas da União (TCU) calcular o Fundo de Participação dos Estados e Municípios, além de serem parâmetro para indicadores sociais, econômicos e demográficos.
Vegetação perdida
Agropecuária foi responsável por 90% da perda de vegetação natural do Brasil, aponta levantamento. Pesquisadores lançam novos dados do Mapbiomas, projeto que observa o uso da terra no país. De 1985 a 2019, 10% da vegetação do território nacional foi perdida no cerrado e pantanal. Historicamente, o segundo semestre do ano concentra o maior número de queimadas do Ceará com alerta para o município de Iguatu também.
Deputada Aderlânia propõe inclusão do mel de abelha na merenda escolar
A Assembleia Legislativa aprovou, na quinta-feira (27), durante a 30ª sessão ordinária, o projeto de indicação 201/2019, de autoria da deputada Aderlânia Noronha (SD), que dispõe sobre a inclusão do mel de abelha na merenda escolar da Rede Pública de Ensino do Ceará. Segundo a parlamentar, são 254 associações e sete cooperativas espalhadas pelo Estado que, juntas, atuam em 169 dos 184 municípios. As regiões de destaque são Inhamuns e Cariri.
Eleições Municipais 2020
Bolsonaro diz que não se envolverá com eleições municipais no 1º turno. Afirmou que ainda não desistiu completamente de viabilizar a legenda Aliança pelo Brasil, mas que busca outras siglas como alternativa para o caso de que isso não se concretize a tempo. As convenções partidárias em tempos de pandemia prometem novidades. Com as mudanças no calendário eleitoral provocadas pelo adiamento das eleições, também impactou o prazo para realização das convenções partidárias que escolherão os candidatos à prefeitura e câmara de vereadores. Nas redes sociais, a torcida aponta a polarização entre os deputados Agenor Neto (MDB) e Marcos Sobreira (PDT) no próximo pleito de 15 de novembro. Aliados do prefeito Ednaldo Lavor (PDT) destacam como o favorito à reeleição. Até a convenção e com oficialização da campanha, outros pré-candidatos despontaram também na preferência do eleitorado. Aqui em Iguatu, reduto eleitoral da família Sobreira, a dúvida era se o deputado estadual Marcos Sobreira (PDT) ou a mãe, a ex-deputada estadual Mirian Sobreira (PT), concorreriam à Prefeitura. Nos últimos dias, o grupo decidiu por Marcos Sobreira. Historicamente, as alianças serão importantes para o fortalecimento das candidaturas também. Vamos acompanhar.
Auxílio Emergencial
Equipe econômica define R$ 300 para auxílio emergencial até o fim do ano. Segundo Ipea: 4,4 milhões de domicílios viveram só do auxílio emergencial em julho. Estudo aponta perdas de renda com possível redução no valor. Já o Renda Brasil fica para outro momento.
Votação mais cedo nas eleições municipais
Votação começará mais cedo e terá horário preferencial para idosos. O horário será das 7h às 17h (considerando o horário local) no primeiro turno, marcado para o dia 15 de novembro. Onde for necessário, esse horário também vai valer para o segundo turno, no dia 29 de novembro. O horário de votação de 7h às 10h será preferencial para pessoas acima de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para o coronavírus. Segundo o ministro, o TSE adotará “todas as medidas possíveis e razoáveis” para garantir a segurança dos eleitores e mesários no dia da votação. A decisão foi tomada por Barroso na noite de quinta-feira (27). Em outra decisão, TSE proíbe candidatos de participar de lives com artistas.
Silvani Soares é bancário e radialista
0 comentários