Alerta na saúde
As atenções estão voltadas para a vacinação. No entanto, mortes em alta e hospitais lotados, sinalizam que a pandemia não está no ‘finalzinho’. Esta semana, o presidente Bolsonaro voltou a minimizar a crise sanitária, num momento em que casos aumentam e estados retomam restrições. A vacina está cada vez mais próxima, mas, até lá, a recomendação é manter a prevenção. Mesmo assim, especialista alerta que a diminuição no número de casos vai ser gradativa, e não imediata. Já o Governo de SP pretende aplicar a CoronaVac em janeiro, mas depende de aval da Anvisa. Aqui no Ceará, há informações de que Castelão, PV e Centro de Eventos podem ser usados para vacinação contra Covid em Fortaleza. O país é o 2º com mais mortes no mundo. Enquanto isso, vamos fazer a nossa parte.
Fatos & Blogs
A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, na manhã desta quinta-feira (10/12), durante sessão plenária realizada de forma presencial e remota, 22 projetos, sendo 11 do Poder Executivo, oito de parlamentares, um do Tribunal de Justiça do Estado e dois da Mesa Diretora. Entre as proposituras estão a que garante a aquisição e distribuição de tablets para alunos da rede pública; trata da isenção do IPVA 2021 aos donos de transporte escolar e o que torna política pública o Programa de Auxílio Financeiro aos Catadores. Dos projetos de lei do Executivo, o 65/20 autoriza o Governo Estadual a adquirir e distribuir tablets aos alunos do ensino público superior estadual e da rede pública estadual de ensino, buscando garantir melhores condições de acesso às atividades de ensino não presenciais implementadas por conta da pandemia do novo coronavírus. Já o projeto 72/20 autoriza o Executivo a viabilizar a participação no Enem 2020 de alunos oriundos da rede estadual pública de ensino que tenham concluído o 3.º ano do ensino médio no ano letivo de 2020.
PEC emergencial
Governo define meta fiscal e projeta rombo de R$ 232 bilhões em 2021. Relator diz que discussão da PEC emergencial ficará para o ano que vem. Conforme a imprensa, a previsão de déficit primário do governo enviada em agosto ao Congresso já era de R$ 233,6 bilhões. A LDO deve ser votada pelo Congresso no próximo dia 16.
Inflação do churrasco
Carnes, óleo de soja e batata-inglesa, principais ingredientes para o churrasco estão mais caros. Com isso a ideia do churrasco nas festas de fim de ano pode sair do cardápio. De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, a alta entre elas foi de 11,32%, em média, na cidade de Fortaleza. Os impactos causados pela pandemia de Covid-19, claro, estão na lista dos principais motivos para a questão.
Produção agrícola
Brasil pode precisar importar feijão no ano que vem, diz IBGE. Instituto projeta safra recorde em 2021, mas colheita menor de arroz e feijão. Ou seja, se mantido cenário atual para o próximo ano, produção do alimento típico do brasileiro não dará conta do consumo anual do país.
Empregos na construção civil
Uma boa noticia neste cenário pandêmico. Construção civil prevê criar 10 mil vagas de emprego em 2021 no Ceará. A informação do presidente do Sinduscon-CE, Patriolino Dias, ao (DN). Ele estima que o setor abra 10 mil vagas de emprego em 2021, no Ceará, um número bastante expressivo, o qual, caso se consolide, deverá ser muito importante para a recomposição do mercado de trabalho estadual. Setor vive momento favorável com juros em patamar baixo e está otimista.
Pena para desrespeito
Senado aprova pena maior para agente de segurança que agir com violência por preconceito. Agentes que desrespeitarem a dignidade da pessoa humana podem estar sujeitos a até cinco anos de reclusão. O texto é de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) e foi relatado pelo colega Fabiano Contarato (Rede-ES). A aprovação no Senado se deu no Dia Internacional dos Direitos Humanos. O projeto agora segue para a Câmara.
Fundo da educação básica
Câmara inclui verba para escolas ligadas a igrejas no novo Fundeb. Deputados aprovaram texto-base, que, agora, vai para o Senado.
Crise sanitária
MEC autoriza aulas remotas enquanto durar a pandemia. Regra vale para todas as redes de ensino, que poderão contar as sessões à distância como carga horária.
Silvani Soares é bancário e radialista
0 comentários