Exame nacional
Candidato do Enem com sintoma de Covid poderá pedir reaplicação da prova. Quem estiver com Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas nos dias de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 poderá participar da reaplicação das provas nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021. As provas do Enem serão nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). Os candidatos que estiverem com doenças infectocontagiosas para fins de solicitação de reaplicação do Enem 2020: deverão comunicar a condição por meio da Página do Participante antes da aplicação do exame.
Fatos & Blogs
Desemprego na pandemia atinge 14 milhões e bate novo recorde
Taxa subiu para 14,2%. Desde maio, 4 milhões entraram para a população desocupada. O desemprego bateu novo recorde em novembro, atingindo 14 milhões de brasileiros, de acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na quarta (23). Em meio a contratações e demissões, de acordo com o Ministério da Economia, o número de empregos formais criados em novembro de 2020 foi o maior de toda série histórica, que teve início em 1992. Em novembro do ano passado, foram abertas 99.232 vagas formais.
Segurança hídrica
O Ceará tem 46 localidades de 12 municípios selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para receber ações de investimentos do Governo Federal voltados à segurança hídrica em 2021. A portaria que define as localidades foi publicada nesta quinta-feira (24), no Diário Oficial da União. Segundo o MDR, ao todo, 939 localidades em 319 municípios de nove estados do País terão prioridade para receber as medidas. O objetivo é reduzir e erradicar a dependência do abastecimento por meio de carros-pipa. No Ceará, os municípios selecionados foram: Pedra Branca; Parambu; Salitre; Aiuaba; Potiretama; Tauá; Campos Sales; Monsenhor Tabosa; Pereiro; Quixeramobim; Solonópole; e Aracati. Segundo o órgão, um carro-pipa pode abastecer até 500 pessoas por dia, considerando 20 litros para cada – o suficiente apenas para a subsistência (ingestão e preparo de alimentos), acrescenta o MDR.
ONGs que atuam na Região Nordeste esperam cenário de dificuldades em 2021
Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha em parceria com a Ambev mostra que a falta de suporte financeiro vai gerar entraves para 51% das Organizações Não Governamentais no período pós-pandemia. Um cenário realmente preocupante quando se trata da pandemia do Novo Coronavírus. Para um analista, as ONGs brasileiras estão cientes de que para superar um desafio da magnitude de uma pandemia é necessário um esforço contínuo e dedicação de seus voluntários e da sociedade.
Prevenção ao coronavírus
A pandemia foi o destaque, e um Natal diferente com a fiscalização em bares e restaurantes, Iguatu adota medidas de prevenção ao novo coronavírus. As medidas com restrição de horário serão impostas até o próximo dia 4 de janeiro. O objetivo, segundo o coordenador da Vigilância Sanitária de Iguatu, Samuel Bezerra, é “orientar os clientes e empresários para o fiel cumprimento do decreto do governo do Estado que define horário de funcionamento até as 22 horas e uso das medidas sanitárias de prevenção à Covid-19 – uso de álcool a 70%, de máscara e distanciamento entre pessoas”.
Nova equipe
Com novo mandato a partir de 1º de janeiro, população aguarda com expectativa a definição de nomes para compor o primeiro escalão. O prefeito Ednaldo Lavor ainda conversa com aliados para oficializar a escolha dos novos membros da equipe para assegurar um melhor funcionamento da máquina pública a partir de janeiro. Expectativa também com a atuação da futura bancada na Câmara Municipal de Iguatu e respectiva Mesa Diretora.
Pesar
Este cenário pandêmico tem tirado a vida de muitas pessoas. Nesta semana, perdemos o radialista iguatuense Nacélio Cavalcante. Uma perda para a comunicação da região, onde comandava programa jornalístico. Descanse em Paz!
Silvani Soares é bancário e radialista
0 comentários