Alerta máximo: o cuidado é a melhor escolha
O cenário pandêmico tem colocado desafios junto às autoridades com alta ocupação de leitos, alta incidência de doenças e óbitos. Governo reage com Decreto, Toque de recolher, Lockdown, medidas rigorosas e Calamidade Pública. Um fato que trava a economia e outros setores do desenvolvimento. Neste contexto, mais municípios pedem Decreto de Calamidade Pública no Ceará. Fica o alerta das nossas autoridades. A situação piora e devemos continuar fazendo a nossa parte. A pandemia não acabou. Com a alta ocupação de leitos nas UTIs, poucas vacinas, alta incidência da doença, fica o alerta para o cumprimento das medidas mais rigorosas nos municípios com alta transmissão da Covid-19.
Fatos & Blogs
Falta de trabalho
Com pandemia, desemprego atinge maior taxa anual desde 2012. Cerca de 13,9 milhões de brasileiros procuram emprego, segundo o IBGE. Apesar do nível recorde em 2020, indicador recuou pelo 3º mês seguido em dezembro. Já a taxa média de desemprego no ano de 2020 foi de 13,5%, a maior da série iniciada em 2012. Em 2019, foi de 11,9%. Analistas têm destacado que uma retomada do mercado de trabalho depende do controle da pandemia e de uma vacinação em massa da população.
Consolidação do e-commerce
Comércio eletrônico dá salto em 2020 e dobra participação no varejo brasileiro. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Neotrust. A associação estima que 20,2 milhões de consumidores realizaram pela primeira vez uma compra pela internet em 2020 e que 150 mil lojas passaram a vender também por meio das plataformas digitais. Foram mais de 301 milhões de compras pela internet, com um valor médio de R$ 419, segundo o balanço.
INSS divulga calendário para retomada das provas de vida
Quem tinha, por exemplo, que fazer prova de vida em março e abril de 2020, terá de fazer em maio deste ano sem suspensão do benefício. O cronograma abrange as provas de vida que tiveram vencimento entre março de 2020 e abril de 2021 e que estavam suspensas por causa da pandemia. A prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.
Calamidade Pública
O Plenário da Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, na tarde desta quinta-feira (25/02), durante sessão plenária realizada de forma presencial e remota, 19 projetos de autoria do Poder Executivo, da Mesa Diretora, da Defensoria Pública do Estado e de parlamentares. Já o Projeto 07/21 prorroga, até 30 de junho de 2021, para os fins do disposto no art. 65 da Lei Complementar n.º 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública, também provocada pela pandemia em vários municípios. A matéria foi aprovada com duas emendas aditivas.
Bispo Dom Edson
A notícia surpreendeu a comunidade católica durante a semana. A Nunciatura Apostólica comunicou na manhã de quarta-feira, 24 de fevereiro, a decisão do Papa Francisco em aceitar o pedido de renúncia de dom Edson de Castro Homem, até então bispo de Iguatu (CE), em acordo com o previsto no cânon nº 401 do Direito Canônico. No dia 6 de maio de 2015, o Papa Francisco nomeou-o como bispo diocesano de Iguatu (CE). Dom Edson deixa um legado pelas ações realizadas na Diocese e que deve ser reconhecida pela comunidade religiosa.
Bolsonaro visita o Ceará
O fato ocorreu nesta sexta-feira, 26. Ele participou em Tianguá da assinatura da retomada de obras viárias em cidades do interior e na Grande Fortaleza. Em discurso feito durante evento, presidente elogiou proximidade entre Executivo e Legislativo e disse que ‘não somos 3 Poderes no do Brasil, somos 2’. Governador Camilo Santana não participou de cerimônia e disse considerar sua realização ‘um grave equívoco’.
Silvani Soares é bancário e radialista
0 comentários