O próximo dia 20, sexta-feira, será de comemoração para o agropecuarista aposentado Sebastião Dias de Oliveira, Teté Dias, quando completará 95 anos de vida.
Ele nasceu no dia 20 de agosto de 1925, viveu o auge da economia do Ceará como produtor de algodão em Iguatu, sendo reconhecido como um dos maiores produtores do Estado. Durante duas décadas, de 1970 a 1990, quando explodiu a crise do setor, Teté Dias reinava absoluto como investidor numa cultura que era conhecida como ‘Ouro Branco’.
Começou plantando cinco hectares, chegando a plantar até mil, conseguindo produzir até 55 mil arrobas anuais (cada arroba pesa 15 quilos). Segundo o próprio Teté, em períodos de colheitas, chegava a empregar cerca de 350 trabalhadores oriundos de várias regiões, que conhecendo a trajetória do agropecuarista se deslocavam de longas distâncias até Iguatu, com o intuito de trabalhar com ele. No início da década de 90 conquistou o prêmio de 1º lugar como produtor de algodão herbáceo. O prêmio, foi receber em Brasília das mãos do então Presidente da República, João Figueiredo.

Do casamento com a senhora Francisca Silva (Neném), companheira de uma vida inteira, nasceram cinco filhos: Marluce, José Wilton, Luiz, Francisco, Vera Lúcia, Manoel Neto e Marcos Aurélio.
Teté Dias atualmente está repousando em casa, sob isolamento, por causa da pandemia e pelo fato de, sendo um ‘noventão’, fazer parte do grupo de risco.
Economicamente, está aposentado e vive da renda do aluguel de imóveis que conseguiu adquirir nos áureos tempos do cultivo do algodão.
Pequeno-gigante
Uma das netas do patriarca da família Dias escreveu o seguinte depoimento: “Para quem não conhece seu Teté, o seu nome poderia ser simplicidade. Sempre vivendo a vida com leveza e lealdade. Cabelos sempre cuidados cobrindo sua careca brilhante, um perfume que além da essência exala também sua humildade. Alimentação de criança para não comprometer a saúde e prolongar sua longevidade. Sorriso no rosto, alegre e brincalhão.., conversa sobre todos os assuntos tanto do passado como da atualidade, um conselheiro de verdade. Assim é o nosso amado seu Teté, nosso pequeno-gigante! Temos muita sorte em tê-lo em nossas vidas e assim agradecemos a Deus pelo patriarca que ele nos deu e pelo dom de sua vida!”.
0 comentários