Os cuidados para não se tornar um vizinho desagradável

20/01/2024

A vizinhança é sem dúvida alguma de grande importância para quem vai escolher onde morar. Não é de hoje que ouvimos histórias desagradáveis sobre relacionamento entre vizinhos, que muitas vezes tornam a moradia desconfortável para os moradores.

Quando a convivência é em condomínio de casas ou apartamentos, os cuidados devem ser redobrados para não se tornar um vizinho desagradável, uma vez que o convívio passa a ter uma regulação maior e mais acompanhada. Nesses espaços de moradia existem horários para mudanças, recebimentos de encomendas, realização de serviços, entre outros procedimentos que venham a ser realizados no espaço de habitado.

Para combater comportamentos que são contrários às regras existentes, muitas vezes são utilizados meios punitivos pecuniários como a aplicação de multas aos transgressores, procedimento muito comum em condomínios sejam eles de casa ou apartamentos.

Os problemas gerados por vizinhos que não respeitam o direito de vizinhança são tão presentes e constantes que a própria Lei 3.688 de 3 de outubro de 1941 (Lei das Contravenções Penais) já previa, há mais de oitenta anos quando foi criada, a existência dessa situação e que perturbar o sossego alheio era uma contravenção penal, sendo possível aplicação de prisão ou multa ao contraventor.

Para conhecimento dos leitores trago o artigo 42 da referida lei, que trata da perturbação do sossego alheio seja no local de residência ou até mesmo no espaço de trabalho:

Art. 42. Perturbar alguém o trabalho ou o sossego alheio:

I – Com gritaria ou algazarra;

II – Exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;

III – Abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;

IV – Provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem a guarda:

Pena – prisão simples de quinze dias a três meses ou multa.

Assim, é preciso sempre ter cuidado para evitar incômodos aos vizinhos, além de conhecer muito bem as regras do condomínio onde se habita, propiciando desta forma um convívio harmônico, respeitoso e sendo um bom e agradável vizinho.

MAIS Notícias
Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)
Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)

José Hilton Lima Verde Montenegro   É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento da prima Elze Lima Verde Rocha Bezerra. Sua partida deixa um vazio imenso em nossos corações e em nossa cidade. Elze foi uma mulher honrada, cuja vida foi marcada por...

Penha, relicário das saudades do meu tempo de menino
Penha, relicário das saudades do meu tempo de menino

Ivan Lima Verde Março de 2025   Crônica memorialista e sentimental de Ivan Lima Verde, escrita em louvor à Penha e aos 99 anos de Elze Rocha Bezerra.   Apesar de criado e educado na cidade grande de Fortaleza, tenho a alma sertaneja, porque forjada nas...

Cidade Mais Habitável
Cidade Mais Habitável

Paulo Cesar Barreto Arquiteto e Urbanista   O Padre Antônio Vieira, admirável por empregar o dom de sua aguçada oratória em defesa e valorização dos jumentos sertanejos, um exemplo de sublimação ao que praticava São Francisco de Assis, escreveu em seu livro...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *