Por Ingrid Uchôa (Estudante)*
De acordo com Homer Simpson, personagem fictício da comédia animada produzida pela Fox “Os Simpsons”, “Álcool… A causa e a solução de todos os problemas”. Da mesma maneira, alguns adolescentes da sociedade brasileira contemporânea são influenciados pela idealização do prazer e pelo histórico familiar, que se tornam desafios para a redução do consumo de bebidas alcoólicas.
Sob esse viés, a ideia de prazer e resolução temporária dos problemas por meio das bebidas é agravante ao combate dessa prática por jovens. Assim, Jessica, personagem da série norte-americana “13 Reasons Why”, recorre ao alcoolismo após descobrir que foi abusada sexualmente. Igualmente, ocorre com alguns adolescentes brasileiros, que buscando uma forma de esquecer as problemáticas do cotidiano, apoiam-se na sensação prazerosa causada pela liberação de neurotransmissores pelo cérebro, como a dopamina, após a ingestão de bebida alcoólica.
Além disso, o histórico familiar torna-se direta ou indiretamente um grande desafio acerca do consumo de álcool. Sob essa ótica, um estudo realizado por pesquisadores de Nova Iorque nos Estados Unidos, publicado pelo site da “Vertava Health”, aponta que a tendência do alcoolismo pode chegar a 50% nos filhos de pais alcoólatras. Desse modo, o vício no álcool pode ser causado por um processo hereditário ou pela constante convivência com familiares usuários dessa substância.
Em virtude dos fatos, para que sejam sanados os desafios na redução do consumo de álcool, é necessário que o Ministério da Saúde, órgão do Poder Executivo Federal responsável pela elaboração de políticas públicas voltadas para saúde, invista na reabilitação dos dependentes alcoólicos e na prevenção do uso dessa substância. Tais ações serão realizadas por meio da construção de clínicas de reabilitação e campanhas de conscientização, a fim de evitar que mais jovens tenham o pensamento de Homer Simpson.
*Texto produzido na Oficina de Redação do Professor José Roberto Duarte
0 comentários