Ósia Carvalho comemora 90 anos hoje

Para não ser diferente do que seria se não fosse o quadro pandêmico, Dra. Ósia vai se confraternizar com sua legião de amigos, usando as redes sociais.

12/12/2020

Neste sábado, 12 de dezembro, é o aniversário de 90 anos de uma mestra das letras, do Direito e da arte, sobretudo uma ‘Diva da Vida’, Ósia Carvalho. Sem olhar para o trocadilho, hoje Dra. Ósia Carvalho está completando 90 anos. De trabalho reconhecido na música, na educação e na advocacia, ela chega aos 90 sem reconhecer a curva dos anos que se foram. Ela prefere apenas lembrá-los como bem vividos.

Uma mulher à frente do seu tempo. Assim podemos definir um pouco dela. Uma lady, uma dama, uma rosa perfumada. Valente, firme, decidida, autêntica, verdadeira. Um legado de dar inveja, não só pelos louros da carreira profissional, mas pelo seu currículo como cidadã, dona de casa, esposa e mãe.

Hino de Iguatu

São dela muitos feitos históricos que fazem parte do seu legado vivo no Centro-Sul, seu berço natal. Sua sensível e aguçada veia literária e intelectual lhe permitiu criar uma das obras mais primorosas de Iguatu: o Hino do Município. Letra e música dela, do seu talento e máxima capacidade de trabalhar com as palavras e a música. Uma obra que ficará para a posteridade e as futuras gerações. Quando alguém inocentemente perguntar ‘quem foi Ósia Carvalho?’, haverá certamente alguém para responder: mulher que escreveu a história de Iguatu, resumindo seu povo aguerrido e lutador, numa canção, seu hino.

Legado

Seu amor e dedicação por esta cidade e sua gente estão edificados. Talvez, concretamente na casa, que mais parece uma marca ‘Ósia’, na Praça Francisco Airton Jucá de Carvalho, onde ela viveu com esposo Alcy e os filhos, talvez os anos mais intensos e felizes de sua vida. A casa, onde funciona hoje o restaurante Vila da Telha, é um legado de sua vida e carreira na ‘Terra da Telha’, a qual ela adotou como sua segunda mãe. Impossível cruzar aquela praça, olhar para aquela fachada e não lembrar de Ósia Carvalho. A casa ainda pertence à família e uma exigência contratual é que a fachada original seja preservada. Afinal, aquela arquitetura e engenharia, assim como Ósia, já fazem parte do Patrimônio Artístico, Cultural e Histórico de Iguatu.

Rotina

Em sua trajetória, Ósia Carvalho sempre se doou como ninguém. E soube colocar amor em tudo que fez. Ainda hoje, mesmo com o passar dos anos, ela continua ligada no mundo. Não abre mão de sua rotina de atividades físicas, intelectuais e voluntariado. É dona de sua própria agenda de atividades. A caminhada pela manhã na Beira-Mar, em Fortaleza, cidade que escolheu para viver com a família, é algo que faz parte de sua diária. Mas não é só isso, ela pratica artes marciais, ‘Tai Chi Chuan’ (meditação em movimento), duas vezes por semana participa do ensaio do coral da OAB e ainda reserva tempo para encontrar as amigas e tocar instrumentos (bandolins e violino). Uma vez por mês, a aniversariante participa de Recital de Poesia e Contos, no Sindicato dos Fazendários, é também integrante da Academia de Letras, cujas reuniões acontecem uma vez por mês.

Família e amigos

Suas conquistas são tão grandes e valiosas quanto seu legado de mulher e profissional. A caminhada ao lado de pessoas a quem sempre amou e soube preservar é quase como um prêmio. Os amigos que conseguiu juntar, a família que construiu, o esposo Alcy Carvalho e os seis filhos: Alciomar, Alciléa, Alcilene, Alcione, Alcimar, Alcileide, três homens e três mulheres. Para os filhos, ela é bússola, é luz, é porto seguro, direção. “Uma pessoa única. Leve, atemporal. Uma mulher contemporânea em todo o seu tempo de vida. Antenada com tudo. Íntegra”, resumiu Alcimar, um de seus filhos homens.

Como homenagem pelos 90 anos, está marcada para as 16h de hoje, direto do apartamento onde reside com a filha Alcilene, uma ‘live’ com transmissão ao vivo pelo Facebook. Para não ser diferente do que seria se não fosse o quadro pandêmico, Dra. Ósia vai se confraternizar com sua legião de amigos, usando as redes sociais.

O maior presente que poderia vir para uma noventona está num álbum de fotografias digitais que ela ganhou de suas amigas e amigos mais intensos, Maria Altair, Raimundo Neto, Tânia Regina, Luiz Mardos Cavalcante, Carmem Lúcia, Suzana Ribeiro, Giovane Oliveira, Maria Eneida Lima, Francisca Maria (sua vizinha e síndica), Flávio Assunção, Terezinha, José Filho, Elizabete, Ivaneuza França, Iêda (afilhada), Edite Bringel, Célia Barreira Queiroz, Linda Lemos, Gilvan e Maristela, Maria Batista, Mazinha de Souza, Berenice, para citar alguns dos seus amigos e familiares que se dedicaram a colar fotos e assim puderam contar em resumo o filme da vida intensa de Ósia. Melhor dizendo, contar um pedaço, porque o filme dela, ninguém nunca vai poder contar inteiro, porque ele nunca acaba.

Perfil

Maria Ósia Leite de Carvalho, nascida em Jucás-CE, aos 12/12/1930, atualmente residindo em Fortaleza. Viúva, mãe de 5 filhos, ex-professora do Estado do Ceará, foi por dois períodos Presidente da APEOC Regional Iguatu/CE. Advogada, escritora, musicista, bandolinista e atualmente membro do coral José Auriz Barreira da OAB – CE. Ex-Presidente da subseção da OAB do Iguatu (gestões de 1989 a 1991 e de 1991 a 1993), primeira presidente da “Casa da Amizade” do Rotary Clube de Iguatu (de 1967- 1978), membro da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará  – ALMECE (cadeira número 41), membro da  Academia  de Letras Juvenal Galeno – ALJUG (cadeira número 9), autora do Hino Oficial de Iguatu, do Hino da Escola Técnica de Comércio de Iguatu e do Hino ao Professor; Co-autora do Hino ao Advogado em parceria com integrantes do Coral da OAB – CE. Publicou dezenas de contos, crônicas, poesias, cordéis, publicados no Jornal do Rotary Club de Iguatu, Jornal A Praça de Iguatu, AAFEC em Revista – Fortaleza, e Jornal Academus da ALMECE, Fortaleza. É co-autora dos livros: “Colégio Adahil Barreto – Cinquenta Anos”, “Um Baile Minha História”, “Peripécias do Zeca” e “Antologia ALJUG 2016”. Homenageada com os títulos “Cidadã Iguatuense”, “Mulher Nota Dez” pela Câmara Municipal de Iguatu; “Honra ao Mérito”, pelo Município de Iguatu – por ser parte da História da Musicalidade Iguatuense; “Mulher de Fibra” – SESC de Iguatu, “Medalha Advogado Padrão 2012” – Secção Ceará, recebeu homenagem do vereador Benigno Júnior às Mulheres Advogadas do Brasil no Ano Nacional da Mulher, em Fortaleza (2016). Participação na 7ª Antologia da Association Cultive Clube Internacional D’Art, Literature et Solidarité-Suisse (Cultive), categoria poesias, classificada em 3º lugar. Contato por e-mail: osiacarvalho@gmail.com.

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *