Pacto Regional quer ampliar ações da pecuária e caprinocultura

28/07/2021

 

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado do Ceará homologou com os municípios da Região Centro-Sul (Iguatu, Acopiara, Quixelô, Catarina, Orós e Saboeiro) e do Vale do Salgado (Baixio, Cariús, Cedro, Icó, Ipaumirim, Jucás e Lavras da Mangabeira) o Pacto de Cooperação de Desenvolvimento Regional Sustentável. O evento ocorreu com presença limitada nas dependências do pátio externo do Campus Humberto Teixeira. Estiveram presentes o titular da pasta estadual, Di Assis Diniz, e representantes dos 13 municípios.

O projeto visa fortalecer por meio do diálogo e da cooperação as diversas ações apoiadas pela pasta estadual e um maior elo com as secretarias municipais. “Serão consolidadas atividades que são muito familiares de todos nós. Serão aplicadas com planejamento, organização e uma dinamicidade, visando ampliar a capacidade a competência das vocações dos nossos produtores. Teremos um planejamento de médio e longo prazo para impactar o melhoramento genético, suporte para comercialização que vão garantir ao produtor um impacto econômico na sua vida”, disse Di Assis.

Leite Saudável

O município de Iguatu apresentou dois programas e se forem exitosos poderão ser ampliados para as demais cidades da região.

O programa Leite Saudável deve ser um programa de qualificação do arranjo produtivo da caprinocultura leiteira, com a implantação de núcleos demonstrativos de tecnologias de alimentação sustentável dos rebanhos. A meta é consolidar a atividade, responsável pelo aumento de renda entre as famílias residentes no meio rural e, gradativamente, aquecer a economia local. “A proposta é avançar ainda mais com uma ação continuada nessa cadeia produtiva, consolidando a continuidade das ações como inseminação, transferência de tecnologias, produção de blocos nutricionais e outras que deverão surgir”, afirmou Venâncio Vieira, secretário da SDA em Iguatu.

A ação ainda prevê capacitação destinada aos produtores de caprinos leiteiros da base familiar. Também visa implantar um centro comunitário de recria de caprinos de linhagens leiteiras. Na programação, consta a realização de nove caravanas itinerantes tecnológicas pelos municípios integrantes do projeto.

CEPAI

Em ação da SDA e Secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEDET) foi lançado o Censo de Produção Agropecuária Iguatuense (CEPAI). A ação promete possibilitar o planejamento e a avaliação de políticas públicas sobre o setor. “Elas propiciam, também, estudos a respeito da expansão da fronteira agrícola e da dinamização produtiva ditada pelas inovações tecnológicas”, afirmou Sá Vilarouca, secretário da SEDETT.

 

MAIS Notícias
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu

João Alves Rocha não é apenas o nome de rua no Bairro Cocobó, nesta cidade. Recentemente, domingo, 20, familiares e amigos prestaram homenagem ao empreendedor natural do Crato que foi pioneiro na área industrial, com a instalação da primeira fábrica de mosaicos,...

Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes
Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes

  O artista plástico Iran mantém a tradição de pintar painéis publicitários em paredes. Uma arte herdada do pai José dos Santos, ‘Zeca de Cotinha’, e do irmão Francisco Itamar Bezerra dos Santos. Há 40 anos, quando os anúncios publicitários de rua eram feitos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *