Pais de crianças que utilizam o ônibus do transporte escolar da rota Riacho Vermelho, Recreio e Morada Nova, na zona rural de Iguatu, denunciam que o veículo que transporta os alunos, um ônibus contratado da própria região, não apresenta as mínimas condições de funcionamento. Conforme os pais relataram eletronicamente num grupo de WhatsApp, o veículo tem sérios problemas com os pneus e ainda apresenta vazamento de óleo.
Numa mensagem de texto que uma mãe enviou é possível perceber o desespero dos pais, com medo de acontecer uma tragédia a qualquer momento com os filhos: “Aqui é uma mãe desesperada com a segurança dos meus filhos em relação ao transporte escolar. Eu gostaria de fazer um apelo para que o secretário dos transportes escolar tome uma providência, pois o ônibus que faz a linha sítio Recreio, Riacho Vermelho, está sem condições de rodar, vive quebrado, pneu estoura no meio do caminho com as nossas crianças, inclusive crianças de creche. Não sabemos mais o que fazer para que se resolva isso. Se possível faço esse apelo pela segurança das nossas crianças que precisam estudar”.
De acordo com as reclamações dos pais, o veículo apresenta graves problemas com os pneus e o vazamento de óleo.
Nota da Secretaria de Educação
Para esclarecer os fatos e ouvir sobre quando o ônibus será restaurado, a reportagem procurou a Secretaria de Educação do município, que respondeu através de nota assinada pela secretária Marluce Torquato.
“A Secretaria de Educação, Cultura e Ensino Superior vem a público esclarecer problemas manifestados por pais/responsáveis de alunos do ensino público municipal, que relatam más condições do veículo utilizado na rota escolar nas localidades dos sítios Recreio, Riacho Vermelho e Morada Nova. Ressaltamos que a frota do transporte escolar municipal, após a conclusão do processo de licitação, é submetida à vistoria de forma individualizada junto ao Departamento Estadual de Trânsito-DETRAN, determinado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para averiguar se atende as condições mínimas de circulação e a existência obrigatória de equipamentos de segurança. De antemão, diante da questão apontada, informamos que o ônibus escolar utilizado em tal rota é um veículo locado pela administração pública, e com isso tranquilizamos os pais/responsáveis, repassando que o proprietário do veículo já foi notificado, e o mesmo já se comprometeu a solucionar os problemas existentes da forma mais célere possível”.
0 comentários