A Defensoria Pública do Estado do Ceará, na última quarta-feira, 22, formalizou a implantação do setor de psicossocial nas cidades de Iguatu e Várzea Alegre. As duas cidades cedem por meio de convênio profissionais psicólogos e assistentes sociais para atuarem na sede da Defensoria nos municípios.
A solenidade aconteceu em Iguatu. “Demos passos importantes para a efetiva expansão da Defensoria por todo o Ceará. Essas parcerias com as prefeituras, com mútua colaboração, são fundamentais para que a população tenha um acesso à justiça mais próximo e humanizado”, endossou a defensora pública Camila Vieira.
O objetivo da oferta do serviço psicossocial é consolidar um amparo especializado a quem procura garantir seus direitos. “O psicossocial da Defensoria começou em 2015 e está crescendo muito rápido. Cada vez mais eu venho percebendo que todos os defensores vêm valorizando, vem reconhecendo a importância desse múltiplo olhar, congregando a oferta da assistência integral e olhar para além da demanda jurídica dessas pessoas”, destacou Andreya Arruda, psicóloga responsável pelo setor.
O momento foi prestigiado pelo prefeito de Iguatu, Ronald Bezerra, (Republicanos). “É muito importante a prefeitura ser parceira da Defensoria. Esses funcionários cedidos vão auxiliar os defensores no atendimento da nossa cidade. Sabemos que a demanda da Defensoria aumentou tanto que tiveram que mudar de prédio e é fundamental essa assistência às pessoas necessitadas”, pontuou o gestor.
Saiba mais
O objetivo do serviço é ofertar a garantia dos direitos da população em situação de vulnerabilidade social. As demandas são encaminhadas, através da triagem realizada no primeiro contato pelos defensores públicos, órgãos públicos, bem como pelas demais especializadas. A equipe interdisciplinar acompanha os casos relacionados às mediações e conciliações no Núcleo de Assistência Jurídica (NAJI), especializados de direitos humanos, mulher e idoso.
0 comentários