Paulo Sérgio Nogueira indicado para comandar o Exército Brasileiro

02/04/2021

O indicado a comandar a força nacional, alcançou o posto maior do Exército Brasileiro, general de Quatro Estrelas – FOTO DIVULGAÇÃO

Seu José Adolfo (in memorian) já sonhava com isso. Dizia que o filho ia ser general, faleceu sem presenciar esse desejo, mas o primogênito dos seis filhos do casal José Adolfo e Lindalva Nogueira alcançou o posto maior do Exército Brasileiro, General de Quatro Estrelas. E a mais recente notícia é que o general iguatuense Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira foi indicado a assumir o comando geral do Exército do Brasil.

A indicação foi anunciada na quarta-feira-feira, 31, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, quando anunciou os novos nomes dos comandantes que irão compor as Forças Armadas. “Não sei nem explicar. A emoção que me domina é grande. Eu me sinto satisfeita porque acredito que ele está preparado. Sempre foi um bom filho. Foi estudioso, quando estudou aqui mesmo no Iguatu, no Carlota Távora. Antes de ir para Fortaleza, aos 11 anos também fez curso preparatório aqui, com um curso que tinha na praça da Matriz, onde começou a se preparar para o exame de admissão”, esse é o sentimento de dona Lindalva Nogueira de Oliveira, 84, mãe do general Paulo Sérgio, como é conhecido, ressaltando o conhecimento, a perseverança e a dedicação do filho.

Alegria, satisfação

Dona Lindalva, além de feliz, diz estar pronta para a solenidade de posse, que deve acontecer ainda este mês. “Se for possível, farei tudo para ir. Mas tem as minhas filhas que também irão fazer o possível para irmos juntas. Vamos esperar”, comemora, assim entre os demais familiares que se mostram felizes por mais esta conquista na carreira do militar que sempre se destacou pelas ações desempenhadas.

“São seis filhos. Paulo é o mais velho. São três homens e três mulheres. Graças a Deus, ele sempre foi bom aluno”, disse a mãe, relembrando um dos momentos marcantes na vida da família, quando o general era apenas uma criança de 11 anos de idade. “Foi interessante quando a gente foi deixá-lo. Até o pai, Zé Adolfo, chorou em frente ao Colégio Militar, quando fomos deixá-lo em Fortaleza. É uma coisa bonita! Parece que a tendência era de ser militar, já foi com aquela alegria, aquela satisfação de ser militar. Eu gostei de vê-lo na hora da saída de um carro cheio de alunos para começar os exames de preparação para ingressar no Colégio Militar. A coisa mais linda! Quando ele já ficou lá, Zé Adolfo já chorando. Fiquei muito satisfeita, mas com muita saudade, pois sabia que ia sempre vê-lo. É tanto que a gente sempre se encontrava nas folgas dele. Agora já dono da vida dele, da família dele, só quando ele vem por aqui”.

O general Paulo Sérgio, como é conhecido, comandava o Departamento-Geral do Pessoal do Exército, era o terceiro pelo critério de antiguidade. Ele entra no lugar de Edson Leal Pujol. Pela tradição militar de respeito à hierarquia, o general José Luiz Freitas, comandante de Operações Terrestres, seria o indicado. O segundo em antiguidade é general Marco Antônio Freire Gomes, comandante do Nordeste. Os nomes das duas outras Forças são o almirante Almir Garnier Santos, segundo mais antigo da Marinha, para o lugar de Ilques Barbosa, e o tenente-brigadeiro Carlos Almeida Baptista Junior, que vai comandar a Aeronáutica.

Carreira

O General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira ascendeu ao posto atual em 31 de março de 2018. Nascido em 28 de agosto de 1958, na cidade de Iguatu-CE, é filho de José Adolfo de Oliveira e Lindalva Nogueira de Oliveira.

Incorporou às fileiras do Exército em 4 de abril de 1974, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, onde concluiu o curso em 1976. Ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras em 1977, tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 15 de dezembro de 1980.

Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Altos Estudos Militares, realizou o curso de Operações na Selva Categoria “A” e diversos estágios, entre eles o de Escalador Militar e Operações Psicológicas. Durante sua vida militar, serviu em unidades de infantaria como o 15º BI Mtz (João Pessoa-PB), 71º BI Mtz em Garanhuns-PE e 2º BIS (Belém-PA). Foi ainda instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras (Resende-RJ).

Como Tenente Coronel, comandou o 10º Batalhão de Infantaria, em Juiz de Fora-MG, no biênio 2003-2004. Como Coronel foi designado para o cargo de Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutico junto a Embaixada do Brasil no México. Como Coronel ainda, foi classificado por término de missão no exterior na na Diretoria de Avaliação e Promoções (DAProm), em Brasília-DF, onde desempenhou a função de Chefe da 1ª Seção.

Como Oficial General, foi Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste; Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé-AM; Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia, em Manaus-AM; Comandante da 12ª Região Militar, em Manaus-AM; Subchefe de Operações do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, em Brasília-DF; Comandante Logístico do Hospital das Forças Armadas, em Brasília-DF; e Comandante Militar do Norte, em Belém-PA.

Paulo Sérgio ao lado de familiares iguatuenses – FOTO DIVULGAÇÃO

Dentre as condecorações com que foi agraciado, destacam-se:

– Ordem do Mérito Naval Grande Oficial;

– Ordem do Mérito Militar Cavalheiro;

– Ordem do Mérito Militar Oficial;

– Medalha Militar de Ouro com passador de Platina;

– Medalha do Pacificador;

– Medalha de Serviço Amazônico com passador de Prata;

– Medalha do Mérito da Força Expedicionária Brasileira;

– Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes;

– Medalha da Vitória;

– Distintivo de Comando Dourado;

– Medalha Marechal Osório – O Legendário;

– Ordem do Mérito do Ministério Público Militar – Grau Grande Oficial;

– Ordem do Mérito do Judiciário Militar;

– Medalha do Mérito Eleitoral do Pará.

O General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira é casado com a senhora Maria das Neves Paiva França de Oliveira e o casal possui três filhos, Danilo, Rafael e Lucas.

Fonte: Exército Brasileiro

 

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *