Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza
Começou na quinta-feira, dia 15 de junho, a 26ª edição do Seminário Nordestino do Agro, o PEC Nordeste. O evento acontece até hoje, sábado, dia 17, no Centro de Eventos do Ceará com a realização da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec).
A abertura do evento teve a participação do governador Elmano de Freitas, além de outras autoridades como o ex-ministro Ciro Gomes, do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, parlamentares e prefeitos de outros municípios cearenses.
Durante a solenidade de abertura do PEC Nordeste, o governador Elmano de Freitas anunciou que vai encaminhar à Assembleia Legislativa um projeto de lei que simplifica o procedimento de licenças ambientais para empreendimentos agrícolas no Ceará. A proposta flexibiliza a legislação para atividades agrícolas com baixo potencial poluidor e concede até isenção de licenciamento para várias atividades como criação de animais e cultivo de plantas e rosas.
“Simplificar para quem produz com sustentabilidade! Durante a PEC Nordeste, uma das maiores feiras de agropecuária do Norte e Nordeste, assinei o projeto de lei que simplifica o licenciamento ambiental para pequenos empreendimentos agrícolas com baixo potencial de degradação do meio ambiente”, destacou o governador Elmano de Freitas.
O PEC Nordeste é uma das maiores feiras de agropecuária do Brasil, com cerca de 500 estandes e espaços para o segmento pet e para a agroindústria da cachaça. Um dos destaques da edição 2023 é a presença, pela primeira vez, de representantes da aquicultura, reunido criadores de tilápia e camarão. Até este sábado estão previstas palestras, minicursos e mesas redondas.
No sábado, dia 17, a Faec, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará (Senar) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae) ainda realizam o 1º Encontro de Mulheres do Agro Cearense.
0 comentários