Pesquisa do PDT para governador é registrada no TSE e deve ser divulgada na próxima segunda-feira, dia 4 de julho

02/07/2022

Rogério Gomes

Correspondente em Fortaleza

O PDT encomendou uma pesquisa para medir as intenções de voto do eleitorado cearense para a disputa do Governo do Estado em outubro. A consulta, já registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), começou a ser feita na última segunda-feira, dia 27 de junho, e será concluída nesta sexta-feira, dia 1° de julho. A divulgação do resultado deve ser feita na segunda-feira, dia 4 de julho.

A pesquisa tem o objetivo de avaliar a aceitação dos quatro pré-candidatos do partido para a disputa estadual: Izolda Cela, Roberto Cláudio, Evandro Leitão e Mauro Filho. Na consulta foram incluídos nomes de outros partidos, como o deputado federal Capitão Wagner (União Brasil), a ex-prefeita e deputada federal Luizianne Lins (PT), o ex-senador Eunício Oliveira (MDB) e a pré-candidata do Psol, Adelita Monteiro.

A direção do PDT quer utilizar a pesquisa como referência para a definição da chapa governista, mas também tendo como base as reuniões com os partidos aliados. O presidente estadual do PDT, André Figueiredo, diz já ter iniciado a conversa com os dirigentes partidários. “Eu já tive com o (José) Guimarães (PT), fui conversar com Domingos Neto (PSD), com o deputado Zezinho Albuquerque (PP), o deputado Denis Bezerra (PSB), com a direção do PCdoB”, disse André. O posicionamento de líderes políticos como Ciro Gomes (PDT), Cid Gomes (PDT) e Camilo Santana (PT) também terão peso importante na escolha.

Nesta quinta-feira, dia 30 de junho, a governadora Izolda Cela (PDT) destacou que o importante é manter a unidade da aliança de partidos que garantem a base governista hoje. “Defendo fortemente a preservação da aliança com partidos aliados ao PDT no Estado, como PT, PSD, MDB, PP, PSB, PCdoB, PV e tantos outros parceiros, que devem ser ouvidos de forma a contribuir com o processo. Para além de pesquisa, que fornece apenas o retrato do momento, a mais de três meses da eleição, penso que é preciso ter sempre em mente que o amplo diálogo e a união de forças têm sido fundamentais para o Ceará seguir em frente com realizações importantes, com sustentabilidade, corrigindo erros e avançando. Temos feito isso ao longo desses anos”, afirmou a governadora.

O principal líder da oposição no Ceará, Capitão Wagner, aguarda o desfecho que será a chapa governista. Wagner já acenou para prefeitos ligados hoje ao Governo do Estado. Na oposição, ainda não está definida a vaga para vice-governador e nem quem Capitão Wagner apoiará para a vaga disponível para o Senado.

Com a chegada do mês de julho, o cenário político se afunila. Na segunda quinzena do mês, todos os partidos devem realizar suas convenções para apontar os candidatos e alianças eleitorais para a disputa.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *