PL prevê uso do ‘Colar de Girassol’ para identificação de pessoas com deficiências ocultas

10/04/2021

 

O projeto de autoria do vereador Rubenildo ainda deve ser deliberado no plenário –

O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Iguatu (CMI), Rubenildo Cadeira (PRB), apresentou um projeto de lei que institui o uso do Colar de Girassol, para auxiliar a identificação de pessoas com deficiência não visível.

A proposição, que está em tramitação na Câmara, tem como objetivo minimizar a angústia dos deficientes, que têm dificuldade de se manter por muito tempo em determinados locais, gerando tensão e nervosismo a eles e seus familiares. A prática ainda não é comum no Brasil, mas muitas pessoas e instituições têm solicitado auxílio quanto ao uso do Colar de Girassol.

De acordo com o parlamentar, o intuito é conscientizar cada vez mais os servidores e funcionários de espaços públicos, de pontos turísticos, rodoviárias, órgãos, supermercados que a pessoa portadora do colar necessita de atenção especial, sem maiores explicações e justificativas, já que a deficiência se faz oculta, como: autismo, Transtorno de Déficit de Atenção (TDA), transtornos ligados à demência, Doença de Crohn, colite ulcerosa, bem como aqueles que sofrem de fobias extremas.

O parlamentar conta que pessoas com deficiências ocultas têm dificuldade de se manter por muito tempo em determinados locais, gerando tensões e nervosismo.  “A ideia do Colar de Girassol é permitir o acesso mais rápido e eficaz nas repartições públicas e privadas do município as pessoas que têm esses transtornos, melhorando assim sua qualidade de vida. O fato é que nem sempre esses comportamentos são compreendidos por quem está próximo. Para evitar constrangimentos, algumas comunidades internacionais já compreendem o alerta que é feito por meio de uma fita ou cordão verde, enfeitado por girassóis, garantindo agilidade e segurança a esses cidadãos que fazem o uso do acessório”, disse Rubenildo.

A inciativa já ocorre em outros lugares do país – Foto Divulgação

Inclusão e respeito ao próximo

O projeto prevê que a prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Cidadania deverá criar campanhas de publicidade para divulgar sobre a importância do uso do Colar de Girassol. “Este movimento já existe há três anos, porém a maioria das pessoas não tem conhecimento do mesmo, contribuindo assim com o não alcance da sua finalidade. Portanto se faz necessária a propagação do significado da utilização do Cordão de Girassol por ser um importante fator de inclusão e respeito ao próximo”, justificou.

O parlamentar aponta ainda que a orientação junto a funcionários e colaboradores é fundamental, mas a disseminação do assunto deve alcançar toda a sociedade, mostrando a relevância do ato, para que os iguatuenses possam não apenas compreender o atendimento diferenciado que determinada pessoa está recebendo, mas, principalmente mudar o seu comportamento diante de simples situações que têm importante relevância na vida dos seus próximos.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *