O balanço do trabalho da Polícia Civil de Iguatu no ano de 2018 foi apresentado pelos delegados titulares da Delegacia Regional local. O delegado municipal, Rafael Gobi, e o regional, Marcos Sandro, realizaram um levantamento dos crimes de roubo e crimes violentos letais e intencionais (homicídios) e traçaram um comparativo com o ano de 2017. Os números, conforme os agentes de segurança, asseguraram o bom andamento das funções que são de competência do equipamento.
Apresentando uma redução de 20 %, os crimes de morte tiveram uma baixa no ano passado no município de Iguatu. Exatos 41 homicídios foram registrados em 2017 quando em 2018 foram 32 casos. Conforme Marcos Sandro, 46,6 % dos crimes do ano passado foram elucidados. “Remetemos a maioria dos casos com pessoas indiciadas e procedimentos à primeira vara da comarca de Iguatu. É uma vitória esse dado”, afirmou.
Para Marcos, o percentual de elucidação é o mais representativo quando o número é comparado com a média de outros estados. “Os demais estados conseguem elucidar de 6% a 12% dos crimes. Para esse sucesso que acredito que inibirá o crime no futuro, ressalto como fator crucial a participação da população local. Graças a denúncias anônimas, conseguimos seguir com a maioria dos casos”, disse.
José Newton, comerciante vítima de latrocínio no Bairro COHAB, e Antônio Fernandes, carroceiro morto no Bairro Jardim Oasis, junto com os casos ocorridos no Bairro 7 de Setembro, que vitimou o segurança Milton Floresço Brandão, 52, e o acusado de assalto David Martins, 23, foram as quatro mortes violentas registrados em Iguatu nesse ano de 2019. Todos já foram elucidados com os respectivos acusados presos, conforme informou o delegado de Iguatu Rafhael Gobbi. “Com ajuda dos amigos da Polícia Militar, continuamos dando uma resposta rápida à população”, contou.
Outra diminuição comemorada foi a de celulares roubados na cidade. Dos casos registrados na DP, a investigação afirma ter conseguido recuperar metade. “Com ajuda da tecnologia e a parceria com a rede de operadoras de telefonia conseguimos localizar o paradeiro de 50% dos celulares roubados e assim conseguimos restitui-los aos seus verdadeiros donos”, contou Gobbi.
Os números alavancaram a produção do departamento local e deixa o município entre os quatro municípios de todo interior do estado com maior número de procedimentos realizados, como inquéritos policiais, boletins de ocorrências, atos infracionais e TCOs.
O departamento Regional de Iguatu produziu um total de 7.973 Boletins de Ocorrências, 309 TCOs, 937 inquéritos criminais e 149 atos infracionais. Somente na área criminal, foram instaurados 1.393 procedimentos. Números recordes conforme informou Marcos Sandro.
0 comentários