Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza
As eleições municipais acontecem neste domingo, dia 15 de novembro. E vários municípios cearenses vão receber reforço policial para dar segurança aos eleitores que vão às ruas. A Polícia Militar executa a Operação Eleição 2020, com a finalidade de que todo o processo eleitoral aconteça dentro da normalidade e que a segurança dos cidadãos cearenses seja mantida. No primeiro turno serão empregados 4.200 policiais militares extras, utilizados tanto no policiamento ostensivo geral, como nas áreas especializadas. Eles serão divididos conforme a necessidade da região, ampliando a área de cobertura na Capital, Região metropolitana de Fortaleza e Interior do Estado.
Policiais militares foram deslocados para trabalhar no interior e ficarão até a próxima segunda-feira, dia 16, quando se encerra a primeira fase. A tropa extra é decorrente de policiais militares que trabalham em serviço administrativo ou que estavam de férias ou folga.
“O diferencial dessa eleição é que o próprio comandante local planejou o emprego do efetivo para realizar a segurança dos locais de votação existentes na área circunscricional da unidade que ele comanda, bem como ficará encarregado da fiscalização do efetivo empregado. Havendo ganho de eficiência no controle do efetivo escalado”, explicou o comandante adjunto da Coordenadoria Geral de Operações da PMCE, tenente coronel Vandicles de Oliveira.
Há também cuidados tomados pelo Comando da PM no Ceará quanto aos cuidados com a pandemia do novo coronavírus. “Este ano, a Operação Eleição traz uma maior cautela com o policial e a população, haja vista que a pandemia não acabou. Tivemos um maior cuidado sanitário, todos os militares deslocados para outro município passaram por uma rigorosa testagem para não correr o risco dele se deslocar com vírus”, explicou a coordenadora de Saúde e Assistência Social e Religiosa, tenente coronel Sandra Helena de Carvalho.
Tropas federais
No dia da votação, 10 municípios cearenses também vão receber apoio de tropas federais. A decisão foi tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), após relatório apresentada pelos 109 juízes eleitorais do Estado. Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Pacajus, Horizonte e Itaitinga serão as 10 cidades a receber reforço na segurança.
0 comentários