As pessoas que trabalham no lixão de Iguatu e famílias que moram em áreas com vulnerabilidade social foram surpreendidas com a entrega de alimentos por policiais militares do 10º Batalhão da PM, em Iguatu, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd.
A entrega aconteceu na manhã da quinta-feira, 6. A primeira visita foi ao lixão, no bairro Chapadinha. “Eles estão sempre nos surpreendendo. São surpresas boas, momentos bons. Não só pela questão de eles entregarem as cestas pra gente, mas pela conversa, pelas palavras, apoio que sempre têm com a gente. A gente sabe que tem apoio deles em qualquer situação. A polícia militar de Iguatu está sempre presente no nosso dia a dia. Alguns deles, que são professores de nossos filhos, repassam o caminho certo. Assim como a gente, pais, que já assistimos a aulas do Proerd. É muito bom viver tudo isso”, comentou Rosimeire Silva, Zefinha, como é conhecida a presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Iguatu. Mais de 70 kits de alimentos foram entregues.
Os policiais estiveram também no Assentamento do Bairro Altiplano e no sítio Amapá, na região do Distrito do Gadelha. Tem sido comum a prática social e educativa dos policiais que integram o BPM em Iguatu, quando os alimentos são arrecadados por meio de doações de parceiros, empresários, doadores anônimos e ações educativas nas escolas. Tudo que é conseguido é transformado em kit de doado para as famílias que mais precisam. “Durante o ano inteiro a gente promove essas ações solidárias que trazem de certa forma uma alívio alimentar para essas pessoas. E mais uma vez essas famílias foram pegas de surpresa com a entrega desses alimentos. Uma surpresa positiva para eles. E quem tem fome, tem pressa. Por meio do Proerd a gente conseguiu essas doações com amigos, crianças, pais. São ações que trazem alívio para essas pessoas que sobrevivem desse trabalho como catadores de materiais recicláveis”, ressaltou o tenente Odevaldo Silva, comandante da 1º Cia do 10º BPM sediado em Iguatu.
Realidade
Quem tiver interesse em ajudar fazendo doações de alimentos não perecíveis para que sejam entregues às famílias em vulnerabilidade social, pode entregar o alimento no próprio quartel da PM. As ações sociais são constantes e têm amenizado a carência de alimentos para muitas famílias. “Quem tem fome, tem pressa. A gente viu aí essa realidade. As famílias não estavam esperando esse alimento como a gente pôde ver uma jovem senhora, mãe de três filhos, foi em procura da mãe justamente atrás de alimento para levar para casa porque ela e as crianças estavam sem comida. Saiu muito satisfeita com os alimentos que recebeu. Infelizmente, essa é a realidade de muitas famílias”, acrescentou o comandante.
0 comentários