A luta contra a Covid-19 ainda continua, no sentido de conscientizar e imunizar a população que ainda precisa completar o esquema vacinal ou mesmo ainda aqueles que sequer tomaram a primeira dose de imunizante contra a doença.
Se dependesse do estudante Breno Mikael, 10, que nesta semana tomou a segunda dose da vacina, todas as pessoas estariam vacinadas. “Foi bem rápido, nem doeu e ainda ganhei um pirulito. Eu acho importante que as pessoas tomem a vacina pra não ficar doente. Eu me sinto mais seguro em ir pra escola e brincar com meus amigos. Tá sendo igual antigamente que a gente podia brincar”, ressaltou o estudante, que foi ao ‘Posto da 13 de maio’, completar o esquema vacinal, acompanhado da mãe dele, Rosângela Oliveira, que já tomou três doses conforme é recomendado pelo Ministério da Saúde. “Aqui ficou um ponto muito bom. Melhor do que ir para o Regional que fica bem mais distante pra gente ir receber a vacina. E foi como Breno disse: se todo mundo tivesse essa consciência de se vacinar, seria bom para todos. Sei que têm pessoas que não querem, mas perdem a vida, perdem seus entes queridos. E com a vacina, foi comprovado que a gente pode tá mais protegida. Como a gente viu que depois da vacina, reduziu o número de mortes, de pessoas doentes. Até as consequências do vírus em si. Mesmo que a pessoa pegue a doença, ela não fica grave como a gente via antes”, disse a dona de casa.
O vendedor ambulante José Aguiar, 62, completou o esquema vacinal com a terceira dose. “Vai fazer 10 meses que perdi minha esposa para essa doença. É difícil, mas tudo acontece com a permissão de Deus. Eu vim tomar a terceira dose, para me prevenir. Infelizmente, ela não quis tomar nenhuma dose. Se aparecer mais vacina, eu venho de novo”.
212 mil doses aplicadas
Em Iguatu, mais de 212 mil doses de vacinas já foram aplicadas na população a partir dos 5 anos de idade. A Secretaria da Saúde, além do auditório do Hospital Regional, passou a disponibilizar a vacinação contra a Covid no posto da 13 de maio. “As pessoas a partir de 5 anos de idade que ainda não receberam a primeira dose podem receber a vacina tanto no Posto da 13 de maio, ou no Hospital Regional para receber o imunizante sem agendamento, basta fazer o cadastrado na plataforma Saúde Digital e se dirigir munido de documento pessoal para receber a vacina”, explicou Edimira Assunção, coordenadora de Imunização de Iguatu.
A Secretaria da Saúde também iniciou a vacinação em idosos a partir dos 60 anos de idade e trabalhadores da saúde contra o vírus influenza. Nessa primeira etapa da campanha mais de 15 mil idosos estão aptos a receber a vacina, além de pouco mais de 2 mil trabalhadores da saúde.
0 comentários