A Praça Francisco Airton Jucá de Carvalho está entre as ruas Dr. João Pessoa, Cel. Virgílio Correia, Dr. José Holanda Montenegro e 15 de novembro, separada apenas pela fileira de casas, onde estão numa esquina o Supermercado Leandro e na outra o restaurante Vila da Telha.
Adotada pela Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Iguatu, desde o ano de 2015, aquele espaço público vem se transformando local de lazer e entretenimento para crianças, idosos e pessoas de todas as idades. É comum se deparar no dia-a-dia com os aglomerados desfrutando a beleza natural da praça. Suas árvores imponentes, sua arquitetura de ponta e sua engenharia moderna dão um tom de saudosismo, ao mesmo tempo de alegria, pelo fato de estar colaborando para deixar aquele espaço mais saudável, com mais oxigênio para respirar.
Os cuidados com a manutenção da praça têm ficado a cargo da CDL. A entidade lojista mantém um jardineiro permanentemente realizando os trabalhos de jardinagem e distribuição de água nas plantas. Francisco Manuel Mamede cuida do logradouro como se estivesse cuidando de sua casa. Ele sabe que oferecendo seus cuidados, os mais diversos, estará multiplicando a ação da CDL. Quando adotou a praça em 2015, a entidade lojista consultou seus diretores sobre a adoção e eles foram unânimes.
Os diretores lojistas entenderam que o ato de adotar a praça que está em frente ao Palácio do Comércio seria não somente um gesto cordial, mas também uma ação socioambiental de sua importância.
Os cidadãos que ocupam o espaço da praça enaltecem a iniciativa da CDL em ter adotado o espaço, principalmente porque é lugar tão agradável e ao ar livre, localizado no centro da cidade, perto de tudo, rede bancária, postos de combustíveis, farmácias, restaurante e o comércio em geral.
O presidente da CDL, Francisco José Mota Luciano, ‘Dedé Duquesa’, quando assumiu a gestão da entidade fez questão de manter a ação, compreendendo sua importância para a cidade, o meio ambiente e para os usuários. De acordo com o presidente, ajudar a cuidar de um bem público como a praça é entrar para os anais da história. Segundo ele, os cuidados praticados hoje com a manutenção das redes elétrica e hidráulica, o pavimento, os equipamentos e preservar sua arquitetura e engenharia significa também assegurar um dos mais importantes espaços de lazer da cidade.
0 comentários