Após um longo período de estiagem, Iguatu registrou chuvas significativas ao longo desta semana, marcando o retorno das primeiras precipitações da pré-estação. Entre a madrugada de segunda-feira, 2, e terça-feira, 3, os acumulados surpreenderam, com destaque para o Distrito de Barro Alto, onde choveu 52mm. No Quixoá, o registro foi de 43mm, enquanto o pluviômetro do aeroporto apontou 39mm. Foi o maior volume acumulado desde 11 de julho, quando a região enfrentava seus últimos grandes índices pluviométricos.
A quarta-feira, 4, trouxe ainda mais intensidade, com 67mm registrados no aeroporto, maior volume da semana. Já na quinta-feira, 5, a Funceme registrou 24mm no Açude do Governo, indicando que o ciclo de chuvas ainda apresenta variabilidade na região.
O retorno das precipitações é atribuído a uma maior atividade do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), conforme explicou o meteorologista Lucas Fumagalli, da FUNCEME. “Esse sistema instabiliza a atmosfera, favorecendo as condições para chuvas”, afirmou. Sua colega Meiry Sakamoto acrescentou que este é o “primeiro VCAN significativo da pré-estação” e que ele está centralizado sobre o Ceará, o que resultou nas fortes chuvas recentes.
Apesar da esperança renovada pelos primeiros volumes, os meteorologistas alertam para o caráter transitório do sistema. “O VCAN se desloca e perde configuração, o que deve reduzir drasticamente as chuvas nos próximos dias”, explicou Sakamoto.
Previsão para hoje
Segundo a FUNCEME, a tendência de redução das precipitações já se reflete na previsão do tempo para o fim de semana:
- Manhã: Céu parcialmente nublado com baixa possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea e no Cariri.
- Tarde: Céu com poucas nuvens em todas as macrorregiões.
- Noite: Céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens, com baixa possibilidade de chuva no Cariri.
Além da chuva, a semana foi marcada por céu nublado e oscilações de energia em alguns bairros, reflexo das condições climáticas instáveis. A expectativa é que, com o avanço da pré-estação, novos episódios de chuva se consolidem.
0 comentários