Pré-estação começa com chuvas em Iguatu após cinco meses de estiagem

07/12/2024

Após um longo período de estiagem, Iguatu registrou chuvas significativas ao longo desta semana, marcando o retorno das primeiras precipitações da pré-estação. Entre a madrugada de segunda-feira, 2, e terça-feira, 3, os acumulados surpreenderam, com destaque para o Distrito de Barro Alto, onde choveu 52mm. No Quixoá, o registro foi de 43mm, enquanto o pluviômetro do aeroporto apontou 39mm. Foi o maior volume acumulado desde 11 de julho, quando a região enfrentava seus últimos grandes índices pluviométricos.

A quarta-feira, 4, trouxe ainda mais intensidade, com 67mm registrados no aeroporto, maior volume da semana. Já na quinta-feira, 5, a Funceme registrou 24mm no Açude do Governo, indicando que o ciclo de chuvas ainda apresenta variabilidade na região.

O retorno das precipitações é atribuído a uma maior atividade do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), conforme explicou o meteorologista Lucas Fumagalli, da FUNCEME. “Esse sistema instabiliza a atmosfera, favorecendo as condições para chuvas”, afirmou. Sua colega Meiry Sakamoto acrescentou que este é o “primeiro VCAN significativo da pré-estação” e que ele está centralizado sobre o Ceará, o que resultou nas fortes chuvas recentes.

Apesar da esperança renovada pelos primeiros volumes, os meteorologistas alertam para o caráter transitório do sistema. “O VCAN se desloca e perde configuração, o que deve reduzir drasticamente as chuvas nos próximos dias”, explicou Sakamoto.

Previsão para hoje

Segundo a FUNCEME, a tendência de redução das precipitações já se reflete na previsão do tempo para o fim de semana:

  • Manhã: Céu parcialmente nublado com baixa possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea e no Cariri.
  • Tarde: Céu com poucas nuvens em todas as macrorregiões.
  • Noite: Céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens, com baixa possibilidade de chuva no Cariri.

Além da chuva, a semana foi marcada por céu nublado e oscilações de energia em alguns bairros, reflexo das condições climáticas instáveis. A expectativa é que, com o avanço da pré-estação, novos episódios de chuva se consolidem.

MAIS Notícias
Obra de reforma da Prefeitura de Iguatu será licitada novamente
Obra de reforma da Prefeitura de Iguatu será licitada novamente

As obras de reforma da sede da Prefeitura de Iguatu estão paralisadas desde a eleição de 2024. Mesmo com placa identificando a obra, com valor, órgão responsável e prazo de entrega, não há nenhum operário no local, apenas um homem numa ‘gurita’ que se identificou como...

Artesã iguatuense faz releituras de obras de Romero Britto
Artesã iguatuense faz releituras de obras de Romero Britto

  A artesã e artista plástica Silvanir Paulino atualmente trabalha na pintura de telas inspiradas nas cores e traços do artista pernambucano Romero Britto. A ideia é montar em breve uma exposição com as telas que vem pintando. Silvanir utiliza a técnica acrílica...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *