O prefeito de Iguatu Ednaldo Lavor (PSD) e Franklin Bezerra (PSDB) cumpriram nesta última semana agenda política na capital federal, Brasília. Na bagagem de volta, estreitaram articulações políticas visando as eleições de 2022 e fortaleceram as relações com os ministérios na ideia de destravar recursos programados para o município. A ida dos gestores fez com que a presidenta da Câmara de Vereadores, Eliane Braz (PSD), assumisse a prefeitura.
A agenda teve início com uma reunião entre os quase 30 prefeitos que representam o PSD no estado do Ceará. A sigla já traça estratégias e eventuais alianças para as eleições do ano que vem. A cidade de Iguatu em específico alinha com a cúpula estadual o lançamento de uma candidatura própria à câmara federal e o nome de Eliane vem sendo o mais cotado nesse ensaio de articulação. O grupo liderado pelo gestor local engaja a ideia de apresentar um nome genuinamente do próprio município. “Pude me reunir com o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, o deputado federal Domingos Neto, e diversos outros prefeitos que compõem a base do PSD-Ceará. Uma oportunidade perfeita para ouvir as recomendações do nosso partido, mas também para fazer nossas solicitações e apresentar a realidade de cada município. O PSD cada vez mais vem mostrando a sua força no cenário nacional e nós, enquanto membros”, disse Ednaldo.
Crise econômica
Os gestores de Iguatu se uniram à pauta que debateu o cenário de crise econômica que tem levado os municípios a buscar alternativas para a queda de receitas. Atualmente, a articulação entre prefeitos e deputados federais tenta acelerar a tramitação de duas Propostas de Emenda à Constituição consideradas prioritárias pelos gestores municipais, a que prevê aumento nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a que pode estender o prazo dos parcelamentos de dívidas com o INSS.
Obras
Os políticos correm contra o tempo para iniciar as modernizações do Mercado do Peixe, Mercado Central, Líder Café e Galeria Gustavo Correia. Com intervenções licitadas, foi tentado em audiência com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, a autorização para tomada de início das obras. “Estamos aguardando somente a aprovação. E vale lembrar que não é reforma; serão novos prédios, com novas acomodações, tudo pensado no bem-estar da nossa população. Vai ser obra pra todo lado”, garantiu Lavor.
Na FUNASA foram apresentados projetos de abastecimento de água, para as comunidades rurais do município que ainda não têm um sistema de abastecimento próprio, e a perfuração de poços e a instalação dos que já estão perfurados. “São solicitações que visam o desenvolvimento da agricultura da nossa região, utilizando os recursos hídricos com ênfase na irrigação, como também levar água para os locais de difícil acesso”, afirmou Franklin.
Na Companhia de Desenvolvimento dos Vale do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF, foi articulada a solicitação de máquinas perfuratrizes.
O prefeito e vice estiveram no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Foi protocolado o pedido para liberação de 3.500 tablets, como também a construção de novas escolas, creches, quadras poliesportivas e a repactuação de obras paralisadas, como as creches do Lagoa Park, Alto do Jucá, Fomento e Varjota, além de um novo ônibus escolar.
A agenda foi finalizada com reunião com o general Paulo Sérgio, atual comandante do Exército do Brasil. Na pauta, possibilidade da volta do Tiro de Guerra e a busca de parcerias para implantar uma Escola Militar em Iguatu.

O Iguatuense General Paulo Sérgio, atual comandante do Exército do Brasil recebeu seus conterrâneos – Foto Divulgação
0 comentários