Presidente da CDL participa do Fórum Nacional do Comércio em Brasília

21/09/2019

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Iguatu, Francisco José Mota Luciano ‘Dedé Duquesa’, participou em Brasília do IV Fórum Nacional do Comércio, evento que aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro (quarta e quinta) desta semana. Dedé Duquesa se fez acompanhar da coordenadora administrativa da CDL de Iguatu, Gardênia Teixeira, ambos integrando a caravana de empresários e lideranças lojistas do Ceará. Francisco Freitas Cordeiro, presidente da FCDL/CE, também integrou a caravana.

O IV Fórum Nacional do Comércio é um evento promovido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL DF). Teve como objetivo fomentar a discussão sobre a economia brasileira e levar ao poder público propostas que possam assegurar maior competitividade às empresas dos setores de comércio e serviços. O tema central deste ano foi ‘A força do setor que movimenta o Brasil’. Reuniu as maiores autoridades no assunto para discutir, não apenas o tema central, mas também diversos assuntos relacionados com o setor varejista, um dos maiores empregadores do Brasil.

O presidente da CDL de Iguatu, Dedé Duquesa, embarcou para Brasília num voo comercial que saiu do aeroporto de Juazeiro do Norte, aonde o presidente se juntou a um grupo de lideranças lojistas do Cariri, que também embarcou no mesmo avião.

Dois ministros de governo estiveram presentes, inclusive ministrando palestras. O Ministro da Economia, Paulo Guedes, convidado como palestrante de abertura, e o Ministro da Justiça e Segurança, Sérgio Moro. Moro foi homenageado com a comenda Mérito Lojista 2019.

Presidente Dedé Duquesa (d) com o presidente da FCDL-CE, Freitas Cordeiro e parte da caravana do Ceará, em Brasília no Fórum Nacional do Comércio

Na abertura do fórum, o ministro da Economia, Paulo Guedes, classificou como uma “besta” o excesso de gastos público, ressaltando que a intenção do governo é priorizar o setor privado. “Vamos abrir a economia pela produtividade e competitividade”, afirmou.  “Se depender de nós, a besta morre de fome”, acrescentou o ministro, ressaltando que o governo vem adotando várias ações para aprimorar o ambiente de negócios no país.

Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, José César da Costa, há uma onda de otimismo entre a classe empresarial quanto às reformas da previdência, que tramita no Senado, e a tributária, que está sendo discutida no Congresso. Conforme José César, o varejo brasileiro tem um papel muito influente no desenvolvimento do país, mas acentuou que o custo Brasil é um dos grandes problemas do setor, pois impacta diretamente na classe empresarial. “Somos o termômetro da economia do país”, afirmou, ao se referir ao segmento de comércio e serviços, que são as duas áreas que mais geram empregos e renda no país.

Dedé Duquesa, que representou o Centro-Sul cearense no Fórum, ressaltou o que viu. Segundo ele, há um ambiente de otimismo, demonstrado pelas lideranças nacionais do setor varejista e as autoridades do governo. O presidente lembrou as declarações do Ministro da Economia, Paulo Guedes, de que “logo, logo nós teremos um comércio pujante com a retomada do crescimento da economia brasileira”.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *