Pela 4ª vez consecutiva, o presidente da CDL de Iguatu, Francisco José Mota Luciano, ‘Dedé Duquesa’, participou do Fórum Nacional do Comércio, em Brasília. Neste ano de 2021 foi a 5ª edição do evento que reúne as lideranças mais expressivas do varejo brasileiro, além de autoridades políticas do Congresso Nacional, do governo local de Brasília e do Governo Federal. Foi realizado nos dias 28 e 29 de setembro no Ballroom do Hotel Royal Tulip Alvorada.
O Fórum Nacional do Comércio é promovido pela CNDL-Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas. O evento acontece tradicionalmente em Brasília, por ser a capital federal e também local da sede da CNDL. O evento objetivou promover um alinhamento da política com o comércio, criando oportunidades para identificar os melhores caminhos e elaborar soluções que levem à retomada econômica e social do Brasil.
Por causa da pandemia, a CNDL adotou critérios de segurança para evitar contaminações pela Covid-19. Por isso a participação presencial na quinta edição do evento foi para um público restrito, observadas a implementação de todos os protocolos de saúde e segurança como forma de prevenção ao contágio da doença.
Neste ano de 2021, pelo menos vinte parlamentares das bancadas do Congresso Nacional participaram do evento. Ministros do Governo, como Ônix Lorenzone (Trabalho e Previdência), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Paulo Guedes, (Economia), também estavam presentes. Paulo Guedes foi um dos palestrantes da agenda montada pela CNDL, com os grandes temas nacionais do varejo. Neste ano, as lideranças do varejo levaram para debater com os participantes a proposta der ampliar o valor do Simples Nacional das pequenas Empresas, atualmente de 4 para 8 milhões.
O presidente Duquesa frisou que todos os temas das palestras e mesas redondas estavam relacionados com a retomada do crescimento econômico do país, na fase pós-pandemia, envolvendo o ambiente de negócios. O presidente destacou por exemplo, o último painel de debates, antes do almoço de encerramento, na quarta-feira, 29, como tema: ‘Transformações – Comércio no pós-pandemia’, com a participação do Ministro Rogério Marinho, o presidente da CNDL, José Cézar da Costa, o diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, Marcos Gouvêa, senador Jorginho Melo, presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa. Dedé Duquesa ressaltou que este ano, as lideranças do varejo levaram para debater com os participantes a proposta de ampliar o valor do ‘Simples Nacional’ das pequenas empresas, atualmente de 4 para 8 milhões.
Em geral o evento sempre levou à mesa dos debates os temas mais influentes do mercado brasileiro, os rumos da economia, as alíquotas do mercado, o refinanciamento das dívidas fiscais das empresas e o crescimento econômico do país. Nesta edição, além de Dedé Duquesa também participou do Fórum o diretor da CDL, Ricarte Torres Pinho. Os dois retornaram a Iguatu, nesta sexta-feira, 01. Na caravana do Ceará estavam também o vice-presidente da FCDL/CE, Michel Araújo, o presidente CDL de Crato, José Lobo, empresário de Juazeiro do Norte, Runemberg Matos, e a presidenta da CDL de Juazeiro do Norte, Zenilda Matos.
0 comentários