Os locais das entregas foram selecionados previamente. Um dos critérios foi buscar crianças com até 12 anos que vivem em localidades de vulnerabilidade social, em bairros periféricos de Iguatu. Uma das paradas na manhã da quinta-feira, 6, foi na ocupação no Filadélfia, quando mais de 30 crianças foram contempladas com ovos de chocolate.
A chegada dos policiais militares do 10º BPM, que integram o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), foi aguardada com muita expectativa não só pelos pequenos, mas também pelas mães. A distribuição aconteceu de casa em casa. “A gente é muito grata a eles porque sempre acompanham a gente não só na Páscoa, mas no dia das crianças, no Natal. Eles sempre deram prioridades às nossas ocupações, trazem roupas, alimentos. Não só aqui, mas também o pessoal que trabalha no lixão. Pode parecer pouco, mas os policiais fazem a alegria de muitas crianças. Um ovo significa muito pra eles, justamente porque tem família que não tem condições de comprar, custa caro”, afirmou a dona de casa Liliane Mendes, mãe de duas crianças, agradecendo pessoalmente os policiais.
A ação social contou com a presença da mascote do Proerd, o leão Daren, personagem que tem como objetivo proteger e incentivar a criançada a dizer não às drogas e à violência. Com esse estreitamento de laços, as comunidades que carecem de mais apoio e investimentos em saúde, saneamento básico, trabalho e principalmente moradias dignas, recebem carinho e proteção através da polícia com ações sociais. Para a polícia, a ação tem a ver com cidadania, quando muitos policiais fazem cotas e contam com doações e apoio de outros moradores na compra do doce para as crianças. “São 10 anos que nossos policiais do Proerd que integram nosso Batalhão realizam essas ações. Não só com a distribuição de ovos na Páscoa, mas no Natal, dia das Crianças. É o estreitamento de laços entre a polícia com a comunidade”, destacou o tenente Demetrius Marcelino, que participou da ação.
Gratificante
O sargento Cícero Bento, instrutor do Proerd, destacou a atuação do comando do Batalhão, que sempre apoia as ações sociais desenvolvidas pela Polícia Militar em Iguatu, reiterando que esse tipo de ação é muito gratificante por conhecer a realidade em que vivem muitas crianças em vulnerabilidade social que são assistidas pelo programa educacional de combate às drogas. “É gratificante ver o sorriso dessas crianças. Somos gratos pelas parcerias e apoio das pessoas que ajudam nessas ações sociais”, contou o militar.
A distribuição de ovos de chocolate na Semana Santa acontece há cinco anos. Mais de cem crianças foram beneficiadas com a boa ação.
0 comentários