Professor lança livro de memórias da zona rural de Iguatu à capital

O livro intitulado Crepúsculo e Aurora Respingos de Memórias é resultado de suas memórias coletivas captadas por vários olhares matutos e urbanos.

02/01/2021

Uma história de vida motivada pela perseverança e amor ao estudo que resultou no lançamento de sua primeira obra literária. Nasceu na zona rural, Sítio Várzea de Fora, do distrito de José Alencar em Iguatu, a inspiração para as páginas de um romance. O livro intitulado Crepúsculo e Aurora Respingos de Memórias é resultado de suas memórias coletivas captadas por vários olhares matutos e urbanos.

De autoria de João Ângelo Araújo, 49, graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará-UFC, especialista em Língua Portuguesa e Arte Educação pela Universidade Regional do Cariri – URCA. O livro foi custeado com recursos próprios com tiragem limitada a pouco mais de 300 exemplares. As páginas contam o trajeto do interior à capital, o trajeto das águas redesenhando uma pergunta inicial: “Para onde vamos quando seguimos os passos da memória e onde desembocam os respingos dessas águas?”

A inspiração não poderia ser outra. O fato de ter deixado a vida no interior em busca de voos maiores por meio da educação. “Meu divisor de águas ocorreu aos 23 anos. Tinha uma vida de agricultor junto com 10 irmãos e meus pais. São memórias de uma época em que não havia transporte escolar ou incentivo para pais colocarem seus filhos a aprender. Estudar era um privilégio que me foi negado pelo contexto, mas que consegui fruto de muito trabalho e esforço”, lembra.

João Ângelo nasceu em uma família grande, porém, pequena em condições financeiras enfrentou muitas dificuldades para conseguir o direito de estudar. Concretizou esse feito através da teimosia e espírito de aventuras. Ingressou na escola fora de faixa. Concluiu o ensino fundamental através do Supletivo e, por um sopro do acaso ou por providência divina conseguiu cursar o ensino médio em Fortaleza, residindo na Casa do Estudante do Ceará e durante a graduação conseguiu morar na Residência Universitária da Universidade Federal do Ceará.

O livro nasceu no decorrer da pandemia e foi lançado no seu torrão junto de amigos e familiares

Hoje professor da rede pública estadual, João Ângelo continua com o trabalho de levar a educação aos demais. Fazendo com que mais pessoas despertem para leitura. “Muitos se sentiram tocados com a história. E o título do livro leva essa curiosidade.

O romancista traz, no olhar, histórias de andanças, estudos, amigos e amores, revitalizando o sertão, que não surge magoado ou estéril. A terra aparece contada pelo afeto e narrada como mito, que faz a ponte entre o sertão e a capital cearenses.

O livro nasceu no decorrer da pandemia e foi lançado no seu torrão junto de amigos e familiares. “Foi um período de dedicação aos estudos e às leituras e releituras da vida”, lembrou.

João escreve contos e poesias ainda não publicados. Ele já planeja um segundo livro. “Será em formato de poesias, tive que condensar esse meu primeiro livro, muita coisa ficou de fora. Espero que num momento mais propício no final de 2021 lance esse novo conteúdo”, afirma.

 

Serviço

Livro: Crepúsculo e Aurora Respingos de Memórias
Investimento: R$ 35,00
Contatos: WhatsApp (85) 9.97664504 e (88) 9.96252932

MAIS Notícias
Pedro Bismarck circula com exposição ‘EntreolhARes’
Pedro Bismarck circula com exposição ‘EntreolhARes’

A Escola de Ensino Fundamental Francisco das Graças Alves Berto, CAIC, no Bairro João Paulo II, o Campus Humberto Teixeira e a Escola Maria Irismar Moreno Matos, no Distrito de Suassurana, foram espaços escolhidos para receber a exposição EntreolhARes, do artista...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *