A cidade histórica de Paraty, no Rio de Janeiro, está sendo palco da 19ª edição da Festa Literária Internacional, a FLIP, e entre os destaques do evento está a presença da professora, escritora e cordelista Leila Freitas, representando o estado do Ceará. Natural de Acopiara, a professora atua na rede de ensino na cidade de Iguatu.
Leila Freitas, mestre em educação, psicopedagoga, pedagoga e estudante de direito, já acumula 20 anos de experiência na área educacional. Além de seu trabalho no campo da educação, é reconhecida por suas contribuições para a literatura de cordel, um importante elemento da cultura nordestina.
Na edição deste ano da FLIP, Leila está lançando cinco novos títulos na Casa da Literatura de Cordel: “Bossa Nova”, “Rachel de Queiroz”, “O Cordel como patrimônio”, “Uma história de sucesso” e “Outubro Rosa”. Esses folhetos literários abordam temáticas diversas, representando a riqueza e a diversidade cultural do Nordeste brasileiro.
Além dos lançamentos, a escritora também apresenta suas obras previamente lançadas, consolidando assim sua presença no cenário literário nacional. Leila destaca-se não apenas como uma talentosa autora de cordel, mas também como uma educadora comprometida com a disseminação da cultura nordestina.
A participação dela na FLIP é resultado de um convite do Infam de Fortaleza, que a selecionou para representar o Ceará no prestigiado evento literário. A escritora expressou sua empolgação com a oportunidade de participar da FLIP e compartilhar sua produção literária com um público diversificado.
“Recebi o convite para representar o nosso estado, e quando eu soube que iria participar, escrevi folhetos para lançar, porque todas as feiras e bienais em que eu participo sempre têm o lançamento de novos folhetos ou até mesmo livros paradidáticos, e escolhi essas temáticas, porque considero temáticas pertinentes para apresentar ao público de leitores que valorizam a literatura de Cordel”, afirmou Leila Freitas.
Saiba mais
A FLIP teve início na última quarta-feira, 22, e se estende até domingo, 26, com a programação principal acontecendo na Praça da Matriz de Paraty. Este ano, a festa literária presta homenagem à autora e jornalista Patrícia Rehder Galvão, mais conhecida como Pagu, uma figura inspiradora no cenário literário brasileiro e defensora da liberdade de expressão.
Serviço
leilalucena892@gmail.com
Telefone: (88) 9 9975-2747
Editora Tupynaquim – Fortaleza
Ateliê Cordel Mágico – Iguatu
0 comentários