A professora Viviane Alves, das turmas do 6º ao 9º do Ensino Fundamental II, da Escola Modelo, usou jornal A Praça nas aulas de Redação e o material fez o maior sucesso no meio dos estudantes. Para eles, manusear o jornal, sentir o cheiro do papel, virar a página da notícia foi uma experiência extraordinária. A própria Viviane fez questão de registrar a aula mostrando os alunos interagindo com o jornal.
Viviane explicou que foi na aula de ‘produção textual’ proposto pelo material didático do Sistema Ari de Sá, adotado pela escola. Segundo ela, foi no gênero textual notícia e a sua manchete. “Buscando uma maneira eficaz e dinâmica de apresentar o conteúdo, vi como possibilidade reconhecer a funcionalidade do texto, a partir do manuseio e leitura do veículo de comunicação, e buscamos o jornal A Praça para estudar e identificar o gênero textual e sua função social de forma dinâmica e eficaz”, ressaltou.
Para envolver os alunos na atividade tornando-a atraente, Viviane usou outra estratégia: convenceu os estudantes de que seria interessante usar informações e notícias próximas, locais, e com essa finalidade, só o Jornal A Praça seria ideal. De acordo com a professora, foi a partir também de uma parceria estabelecida com o professor José Roberto Duarte, diretor de redação do A Praça, com Matheus, secretário do jornal, e com o repórter e redator Jota Guedes, que esse trabalho foi possível, superando ainda todas as expectativas.
Extracurricular
As aulas de produção textual, com os alunos trabalhando com o jornal, aconteceram nesta semana e ainda serão ampliadas para a segunda-feira, 03, nos turnos da manhã e tarde. Segundo a professora Viviane, a experiência tem sido exitosa, pela forma diferente de abordagem do conteúdo da disciplina, quando os estudantes estão tendo a oportunidade de usar material extracurricular, mas com uma relação direta com a matéria cooperando para o aprendizado e assimilação do que foi aplicado.
Parceria
Professores interessados em utilizar o jornal A Praça na sala de aula, podem solicitar parceria através do telefone 88.3581-2397.
0 comentários