Profissionais de Enfermagem fazem paralisação a favor do piso salarial

11/03/2023

Nesta sexta-feira, 10, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de Iguatu promoveram uma paralisação com o intuito de cobrar dos poderes o pagamento do piso salarial aprovado. O ato ocorreu nas imediações do Hospital Regional de Iguatu (HRI).

Segundo a classe, 70% dos profissionais aderiram à greve e os outros 30% seguem trabalhando. Já de acordo com a Secretaria de Saúde,nenhuma unidade foi afetada. “O ato tem como objetivo principal pressionar os governos a pagarem o piso da enfermagem, que no momento encontra-se sub judice no Supremo Tribunal Federal”, disse Gleyson Melo, diretor do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos em Serviços de Saúde no Estado do Ceará. (SinSaúde).

Conforme o movimento, a solução recentemente apresentada é a publicação de uma Medida Provisória do governo Lula, que assegure a fonte de recursos para os pagamentos. A outra medida que pode fazer a lei vigorar é a derrubada da liminar no STF.

Saiba mais

A Lei nº 14.434 fixou o valor do piso da enfermagem em R$ 4,7 mil, tendo sido aprovado pelo Congresso e sancionado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em agosto de 2022. Porém, a Lei foi suspensa pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal.

Entretanto, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) afirma que os fundos públicos federais acumulam superávit de quase R$ 28 bilhões e ainda há recursos de royalties da exploração do pré-sal que podem ser utilizados para o piso da enfermagem.

Estado

Em assembleia realizada na Praça José de Alencar, na capital Fortaleza, a enfermagem cearense aprovou a proposta de entrar em greve caso a Lei do Piso da Enfermagem não entre em vigor até o final do mês de março. “Vamos continuar realizando ações para manter a enfermagem unida e forte para pressionar o Governo Federal e o STF para que a nossa lei entre em vigor. Caso isso não aconteça ainda neste mês de março, nossa decisão será parar as atividades por tempo indeterminado a partir do dia 10 de abril” explicou Martinha Brandão, presidente do Sindsaúde Ceará, uma das entidades que compõem a Frente Cearense pela Valorização da Enfermagem, que é composta também pelo Senece e Sindifort.

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *