Programa CNH Popular é lançado no Ceará com oferta de 25 mil vagas

21/10/2021

Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza

 

O Programa de Carteira de Motorista Popular, conhecido como CNH Popular, foi lançado na quarta-feira, dia 13 de outubro, pelo Governo do Ceará. São ofertadas 25 mil vagas para pessoas de baixa renda contempladas com a habilitação gratuita, nas categorias A (motocicletas) ou B (carros). Quem escolher a habilitação A também receberá um capacete de forma gratuita. “O número de habilitações ofertadas nesta retomada da CNH Popular é praticamente o triplo do realizado anualmente antes da pausa do programa. Agora são 20 mil carteiras para o Interior e mais 5 mil para Fortaleza, totalizando 25 mil. É um programa que dá a carteira de habilitação e ajuda a muitos a conseguir um trabalho, de se tornarem entregadores, enfim, abrem novas oportunidades”, destacou o governador Camilo Santana.

A conquista da habilitação pode representar maiores oportunidades no mercado de trabalho, principalmente para quem não tem condições financeiras de arcar com os gastos para tirar a carteira de motorista.

A procura de pessoas pelas inscrições nos primeiros dias causou instabilidade no site do Detran – Ceará. O programa é destinado a beneficiários do Bolsa Família, pessoas com deficiência e egressos do sistema prisional. Os interessados devem realizar cadastro no site do Detran, registrando as informações solicitadas e anexando documentos exigidos. Em seguida, os dados passam por análise do Detran. Após aprovação do cadastro, será agendada a comissão para onde os candidatos serão devidamente direcionados pelo Detran para as autoescolas, que serão responsáveis pela preparação dos respectivos alunos do programa.

Segundo Camilo Santana, o programa CNH Popular busca incentivar os municípios para que assumam a oficialização da gestão de trânsito. “Por isso, um critério central do CNH Popular é priorizar as cidades que já municipalizaram sua gestão de trânsito”, explicou o governador.

“Para além das oportunidades geradas, ter uma habilitação é sinônimo de formar condutores dentro da lei de trânsito, o que vai contribuir e muito para a segurança viária nas cidades. Todos aprovados serão qualificados ou requalificados no processo seletivo, e indiretamente também promoverá impacto positivo na saúde, educação e cidadania, por conta dos exames necessários aplicados”, ressaltou o superintendente do Detran, Maximiliando Quintino.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *