Programa ‘Cozinha Comunitária’ no Residencial Dom Mauro distribui 2 mil marmitas por mês

O programa funciona em quatro municípios do Centro-Sul com 20 unidades em Iguatu, Acopiara, Quixelô e Catarina. Cada cozinha distribui 100 refeições por dia. Somente em Iguatu são 11 unidades distribuindo 1.100 refeições por dia; uma delas no residencial Dom José Mauro

08/02/2025

 

 

A unidade do programa de Cozinha Comunitária do residencial Dom José Mauro, região do distrito de Gadelha, área rural de Iguatu, distribui em média 2 mil marmitas por mês, para pessoas em situação de vulnerabilidade social. São 100 marmitas por dia, com cardápio preparado pela nutricionista Nielly Coelho. O programa funciona de segunda a sexta. As refeições são entregues até 12h. No cardápio: arroz, feijão, macarrão e um tipo de carne. Nesta unidade do residencial são distribuídas 100 refeições por dia. Este número pode aumentar se o mês for de cinco semanas.

O programa faz parte do projeto ‘Ceará Sem Fome’, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Governo do Estado, e chega a Iguatu através do Instituto Elo Amigo. No Centro-Sul são 21 cozinhas comunitárias instaladas em quatro municípios: Iguatu, Acopiara, Quixelô e Catarina. Somente em Iguatu são 11 unidades distribuindo em média 1.100 refeições por dia.

Nielly Coelho, que coordena o programa pelo Instituto Elo Amigo no lote III, afirmou que são 2.100 refeições distribuídas por dia nas 21 unidades, nos quatro municípios atendidos. Segundo ela, o cardápio é preparado sempre com prioridade para alimentos ricos em saladas, proteínas e carboidratos.

Oportunidade

Marciliana Alves da Silva, 36, que trabalha no programa no preparo da comida, informou que a unidade começou a funcionar com a distribuição de marmitas em 2020 mantida com o auxílio de entidades sindicais, Sindicato dos Comerciários, Sindsef e SPUMI, com o apoio da Cáritas Diocesana. Em 2023 foi contemplada pelo projeto Ceará Sem Fome. Além de Marciliana, a mãe dela, Maria Adelaide da Silva, 55, também trabalha na ação. Mãe e filha recebem cada uma ½ salário mínimo.

Na noite da quinta-feira, 6, aconteceu a certificação do curso de panificação oferecido pelo programa Ceará Sem Fome, com a participação de 17 pessoas que moram no Residencial. Marciana Alves de Souza, 39, uma das beneficiadas com a capacitação, declarou que gostou muito. “Gostei muito. A gente aprende muita coisa e pode até pensar em trabalhar, ter um pequeno negócio”, afirmou.

Ceará Sem Fome

Marcos Jacinto, secretário executivo do Desenvolvimento Agrário, declarou que o programa Ceará Sem Fome tem sido uma das principais ações voltadas para o combate à fome e a segurança alimentar e nutricional, atendendo principalmente famílias em situação de vulnerabilidade em todo Estado. De acordo com o secretário, atualmente são mais de 1.300 cozinhas que produzem e distribuem diariamente (segunda a sexta), mais de 125 mil refeições prontas em todos os 184 municípios do Ceará. Conforme Marcos Jacinto, o programa entra numa fase de grande relevância, pois sai um pouco da ação de apenas entregar a comida pronta, para pensar em ações de capacitação profissional, proporcionando aos atendidos, oportunidades de acesso ao mercado de trabalho, qualificação e acesso a crédito, na vertente do empreendedorismo. “Essa capacitação que aconteceu agora no município de Iguatu faz parte desta estratégia, de permitir a essas pessoas ingressar na formalidade e sair de vez desta situação de vulnerabilidade”.

MAIS Notícias
Delegacia Regional de Iguatu opera há meses sem delegados titulares
Delegacia Regional de Iguatu opera há meses sem delegados titulares

Desde novembro de 2024, a Delegacia Regional de Iguatu opera sem delegados titulares. A situação teve início com as reacomodações que envolveram os delegados das unidades de Iguatu, Icó e Jucás. Antes dessas mudanças, a titularidade da delegacia regional e da unidade...

Iguatu tem chuvas acima da média em janeiro
Iguatu tem chuvas acima da média em janeiro

O município de Iguatu registrou um volume de chuvas acima da média no mês de janeiro de 2025, conforme dados divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME. O acumulado do período alcançou 215,6mm, um desvio positivo de 68,85% em...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *