“Destine seus resíduos de forma adequada e ajude na preservação do meio ambiente”. A mensagem é da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal de Iguatu, que realizou, na terça-feira, 10, um dia ‘D’ de coleta seletiva de materiais recicláveis. O ponto de recebimento foi na própria secretaria, na Avenida Perimetral.
“A ação visa retirar do meio ambiente uma maior quantidade de resíduos gerados neste final de ano. Aconteceram as confraternizações, festas de Natal, final de ano, com isso aumentou também o consumo de bebidas, plástico, papel, óleo, entre outros tantos produtos. Com isso o descarte também aumenta, muitas vezes de forma irregular. Esse dia D foi justamente para lembrar as pessoas da importância do descarte correto do lixo, que deve ocorrer a todo tempo”, ressaltou Cleidelvânia Alves, agente ambiental, afirmando que as ações voltadas para a preservação, educação e orientação ao meio ambiente acontecem durante o ano todo.
Entre os materiais recebidos estão os que devem ter descarte correto: plástico, metal, papel, lâmpadas fluorescentes e óleo de frituras. “Todo material recebido pela secretaria é repassado para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Iguatu – ASCAMARI. O material arrecadado ajuda na fonte de renda dessas famílias que vivem da coleta de materiais recicláveis”, ponderou a agente.
As ações contam com parceiras da ASCAMARI, do Consórcio Regional de Resíduos do Alto Jaguaribe e do projeto Ecojuá. “A ação tem como objetivo despertar a população de Iguatu para que cada vez possa contribuir para preservação do meio ambiente. Por isso as pessoas
podem procurar um Ponto de Entrega Voluntária – PEV, ou um catador mais próximo a sua residência e destinar seus resíduos”, destacou Cleuda, enumerando outras atividades e ações principalmente junto às escolas e também nos distritos, com a implantação do programa de Coleta Seletiva de Resíduos. Além do plantio de mudas de árvores nativas, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário. “Como parte dos trabalhos realizamos também gincana de Coleta Seletiva e plantios de mudas nativas. Momentos importantes nas escolas com amostra ambiental onde os alunos puderam expor seus trabalhos, pesquisas, tudo focado e confeccionado a partir de materiais de resíduos sólidos. Além de danças, palestras, entre outras atividades focadas na busca por um mundo mais sustentável. Trabalho esse que deve ser compartilhado para que se consigam resultados positivos. “Mas, isso só é possível com ações práticas e educativas, cada pessoa fazendo sua parte e o governo fazendo também suas obrigações. As pessoas devem ter o hábito de separar os resíduos em suas casas, em lixo seco (plástico, vidro, papel, metais e embalagens limpas) e lixo úmido (restos de comida, folhagens, podas de gramas, restos de legumes e frutas)”, finalizou a agente.
Para mais informações, as pessoas podem buscar as redes sociais da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal de Iguatu.
0 comentários