A Avenida dos Cajueiros em Iguatu recebeu mais de 50 mudas na quarta-feira, 25. A ação da SDA – Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Iguatu foi mais uma do Programa Iguatu Verde. A fim de recompor os espaços vazios e proporcionar uma melhoria na qualidade de vida dos iguatuenses, a ideia do programa visa proporcionar uma recuperação e compensação arbórea da cidade.
Nos últimos seis anos, o município já produziu e distribuiu mais de 50 mil mudas nativas e medicinais. Além das avenidas, praças, parques e canteiros centrais, receberam o plantio. A intenção é aproveitar o período de maior incidência de chuvas para plantar e garantir a sobrevivência das árvores. “Através desse programa, estamos realizando a doação de mudas nativas para a população e, além disso, fazendo o plantio e replantio em espaços públicos em todo o município, recuperando áreas degradadas”, afirmou Venâncio Vieira, secretário da SDA.
Plantar e cuidar
O objetivo da distribuição de mudas de árvores nativas é estimular a arborização no município aproveitando que as plantas se desenvolvem com mais facilidade. Na primeira avenida a receber o projeto, houve o plantio e colocação de grade madeira para proteção da muda. “A nossa proposta não é só distribuir as mudas, mas também fazer o plantio e recuperação de áreas seja em avenidas, e praças que têm o objetivo não só de plantar, mas de fazer todo o cuidado: o tutoramento, a poda, a proteção daquela planta e depois virá uma segunda etapa que será fazer a coleta das podas, triturar para a produção de biomassa”, destacou Vieira.
Mudança e danos
O projeto tem como foco propor uma mudança de costume no plantio de uma única espécie. “O nosso objetivo é distribuir as mudas para os agricultores, para os produtores ou para as pessoas que queiram fazer a substituição do nim indiano. A nossa meta enquanto secretaria é disponibilizar a estrutura onde produzimos mudas nativas, ervas medicinais. Estima-se que o município tenha quase 1 milhão de árvores de nim indiano plantadas e elas vêm causando danos ambientais sérios. A distribuição dessas mudas é disponibilizada para as pessoas que queiram nos ajudar a mudar essa realidade”, destacou o gestor da pasta, afirmando que as mudas estão disponíveis para as pessoas que queiram plantar em áreas degradadas.
0 comentários