O projeto Cine Alicerce exibe na próxima segunda-feira, 17, o longa-metragem “O Céu de Suely”, filme brasileiro, cearense, dirigido e roteirizado pelo diretor cearense Karin Ainouz, cujas locações, 99% delas, foram feitas em solo iguatuense.
Protagonizado pelos atores João Miguel e Hermila Guedes, o filme produzido e lançado no ano de 2006 narra a trajetória de Suely, jovem de 21 anos, iguatuense, que abandonada pelo marido e com um filho pequeno para criar promove uma rifa com a venda de bilhetes, cujo prêmio é ela mesma, ou seja, na ficção, o ganhador do bilhete premiado teria direito a ‘uma noite com a promovente da loteria’.
Na época do lançamento do filme, que foi premiado dentro e fora do Brasil e ajudou a projetar as carreiras dos protagonistas Hermila e João Miguel, o jornal A Praça publicou uma série de reportagens de cinco semanas revelando todos os detalhes dos bastidores das filmagens.
Exibição e debate
O cineclube Alicerce é fruto de um projeto de extensão da FECLI-Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iguatu, ligada à UECE-Universidade Estadual do Ceará, idealizado e coordenado pela professora universitária e cineasta Sara Mabel, que atua desde 2017 fazendo exibições mensais gratuitas e abertas à comunidade local seguidas de debates formativos na área audiovisual.
O projeto terá sua primeira sessão do ano de 2020, na segunda-feira, 17/02, com o filme “O céu de Suely”. Em julho de 2019, a professora Sara Bevenuto, que também é cineasta lançou “Marco”, curta, também gravado na região, com locações no município de Cariús, cujo lançamento aconteceu para grande público no auditório do campus Humberto Teixeira.
Segundo a professora, o projeto Cine Alicerce foi criado com o intuito de preencher a lacuna da falta de um cinema na cidade e para contribuir com a formação de plateia crítica sobre audiovisual. Ainda de acordo com Sara, até agora já foram exibidos pelo projeto mais de 40 filmes, em sua maioria produções nacionais. “O Céu de Suely” será exibido a partir das 18h30 no auditório do campus Humberto Teixeira. Após a exibição haverá sorteio de brindes e debate sobre a obra com a plateia e convidados.
0 comentários